A Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma das articuladoras de uma ação inovadora destinada a crianças diabéticas. De 02 a 04 de maio, ocorre o "Acampamento da criança diabética: uma vivência sobre autocuidado", no Centro de Eventos, Campus I da UPF. A ação é promovida pelo Lions Clube Passo Fundo - Integração, assessorado tecnicamente pelo endocrinologista Dr. Hugo Roberto Lisboa e apoiado pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Ministério Público. A Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF é parceira da iniciativa, por meio do Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc).
O objetivo do projeto é enfatizar a importância do autocuidado através da convivência entre pacientes que enfrentam a mesma doença, por meio de atividades lúdicas, orientadas por profissionais das áreas da saúde, educação e artes. A iniciativa, inédita na região, tem como referência as experiências da Associação de Diabetes Juvenil, sediada em São Paulo, SP.
O fim de semana será recheado de atividades: escovação, natação, brinquedoteca, oficina de lanche, luau, arborismo e arteterapia são algumas delas. O acampamento terá sua abertura oficial às 13h do dia 02, e o encerramento deve acontecer às 17h de domingo, dia 04.
Participarão 18 crianças diabéticas de cinco a 12 anos, que fazem uso de insulina e frequentam escola regularmente, residentes em Passo Fundo e região. Um adulto responsável acompanhará cada criança durante o acampamento.
Edições futuras
As inscrições para esta edição do acampamento já estão encerradas, mas quem deseja participar dos próximos acampamentos pode registrar interesse pelo e-mail [email protected].
Final de semana tem acampamento da criança diabética
· 1 min de leitura