PUBLICIDADE

Geral


Estações devem receber bicicletas infantis

Publicada em: 09/10/2019 - 10:00

Implementação está sendo avaliada pelo Poder Executivo Municipal

Estações devem receber bicicletas infantis

Cerca de 110 bicicletas são ofertadas em 10 estações de uso compartilhado no município

Crédito: Divulgação/PMPF

Duas estações do projeto de compartilhamento de bicicletas Passo Fundo Vai de Bici devem receber cinco bicicletas adaptadas à população infantil. A implementação está em fase de análise de viabilidade pelo Poder Executivo Municipal junto à empresa Mobhis, vencedora do processo licitatório.


Com cerca de 20 mil usuários cadastrados no sistema informativo para desbloqueio e uso do meio de transporte alternativo, os 10 pontos estratégicos que conectam os bairros ao centro da cidade através das bikes estão, gradualmente, sendo revitalizados, como conta o secretário municipal de Esportes, Gilberto Bellaver. "Passo Fundo está virando a página e se tornando uma cidade inteligente para os meios de transporte sustentáveis", mencionou. A proposta desse projeto, avaliado por ele como piloto, é ofertar bicicletas para que as crianças possam se locomover na companhia dos responsáveis, seja de forma individual ou conjunta, através dos modelos com uma cadeirinha anexada ao corpo do meio de transporte. "No início, tivemos uma certa dificuldade das pessoas reconhecerem a bicicleta como um meio, como sua", avalia.


Ainda em fase inicial de planejamento, inclusive sobre a planilha de custos dessa ampliação e dos locais escolhidos para a disponibilização das bicicletas infantis, a probabilidade é de que esses modelos sejam colocados no Parque da Gare por, segundo Bellaver, estar próximo a uma ciclovia.


Faixas vermelhas e pente-fino
De forma gratuita, o sistema de compartilhamento de bicicletas funciona, em Passo Fundo, desde maio de 2016. Nesses quase cinco anos, mais de 18 quilômetros de ciclovias foram demarcados para que os ciclistas pudessem transitar com segurança pelas vias da cidade. Além da ampliação do público-alvo, o Passo Fundo Vai de Bici deverá contar, também, com mais três quilômetros de ciclo faixas, como citou o secretário de Esportes. "Com a revitalização da Avenida Brasil, uma ciclofaixa deve ligar o bairro Petrópolis até o monumento do Teixeirinha", declarou.
Na contramão do índice de depredações das estações de mobilidade urbana, que diminuiu nos último ano, como frisou Bellaver, a demanda pela locação das bikes teve um fluxo maior. "A empresa está fazendo o transporte das bicicletas, de uma estação para outra, para não deixá-las vazias", comentou.


Os cadastros virtuais inativos no programa deverão receber um "pente-fino" da pasta para atualizar os usuários ativos da iniciativa. Os empréstimos gratuitos das bicicletas para uso durante duas horas apenas são autorizados mediante o cadastro no site http://pfvaidebici.mobhis.com.br/ através do número de CPF e endereço do cidadão. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE