PUBLICIDADE

Geral


Serviços de Assistência Social são mantidos no município

Publicada em: 26/03/2020 - 17:33, por Redação ON

Unidades de Acolhimento e Centros de Referência trabalham em sistema especial

Serviços de Assistência Social são mantidos no município

Crédito: Foto: Bruna Scheifler | Arquivo

Em meio a pandemia do novo coronavírus vários serviços foram suspensos em Passo Fundo, mas esse não é o caso dos atendimentos disponibilizados pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas). O trabalho envolve o acolhimento de crianças, adolescentes, mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua. Os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por exemplo, seguem em plantão. Os horários foram reduzidos e os profissionais trabalham em sistema de rodízio das 13h às 17h. “Não tem atendimento presencial, exceto emergências ou urgências”, explica o Secretário Wilson Lill.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar também está trabalhando de portas fechadas, em sistema de rodízio e plantão, atendendo apenas emergências. A situação se repete no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que está funcionando das 8h às 17h. “Se houver uma necessidade mais específica os técnicos são acionados e são feitos os atendimento individualizados”, explica a secretária adjunta, Elenir Chapuis. Já o Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM está funcionando das 13h às 17h, nas mesmas condições.


Situação de Rua

Os serviços para pessoas em situação de rua foram centralizados na Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá (antigo Albergue Municipal). No local, cerca de 15 pessoas estão passando a noite e realizando as refeições. No entanto, foram aplicadas restrições. “Quem está na casa fica na casa”, explica Lill. As pessoas que estão no local deve permanecer pelo menos 15 dias e os que não desejam ficar podem pegar a comida em forma de quentinha. Já o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop Júlio Rosa, está fechado. Além disso, será divulgado em breve um novo espaço emergencial para pessoas em situação de rua.
As abordagens às pessoas que estão na rua continuam sendo realizadas. “Motivando e conscientizando as pessoas de que se tem um espaço para ir, ir a esse espaço”, diz o secretário. Para as pessoas que continuam na rua está sendo disponibilizado álcool em gel.


Secretaria
Os servidores do administrativo da Secretaria estão trabalhando de casa e situações que exigem a presença são agendadas com antecedência. A Semcas está atendendo atualmente pelo telefone: (54) 3312-3070.

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE