Uma série de denúncias de usuários de táxis em Passo Fundo no início deste ano levou a Secretaria de Transportes e Serviço Gerais a tomar algumas medidas com o objetivo de coibir uma prática que vinha sendo comum: corridas com o taxímetro desligado. Uma delas foi a intensificação da fiscalização e o fornecimento de um número de identificação para cada veículo, para facilitar o reconhecimento dos táxis que estavam operando de forma irregular.
A maioria das denúncias era por parte dos táxis que fazem ponto da Estação Rodoviária. As medidas, porém, segundo o secretário Cristiam Thans, já vêm dando resultados, uma vez que as reclamações estão acontecendo em menor número. “Diminuíram bastante as reclamações depois que fizemos aquele trabalho no início do mês de fevereiro, de conscientização e divulgação sobre a necessidade de exigir o taxímetro ligado”, explica.
De acordo com ele, também foi aumentada a presença da secretaria junto aos taxistas. “Continuamos ainda fazendo o trabalho de cadastramento, de alvará e de colocação do prefixo, que é a numeração que vai no táxi. Acredito que 80% dos veículos já tenham colocado a numeração de identificação, o que facilita bastante para que as pessoas possam também denunciar”, salienta o secretário. Para ele, o resultado dessas medidas está sendo positivo. “Nós temos uma coordenadoria, em torno de cinco pessoas, que trabalham com atendimento aos táxis”, comenta Thans sobre a equipe que vem realizando o trabalho na secretaria.
Denúncias
Apesar da diminuição das reclamações, o secretário alerta que a população deve continuar denunciando os casos em que os taxistas não utilizam o marcador do preço da corrida. “A pessoa que for atendida por um taxista deve se negar a andar se não estiver com o taxímetro ligado, porque se ela se negar, o taxista vai acabar ligando o equipamento. Se isso não acontecer, deve descer do carro e pegar outro táxi, não é obrigado a andar com aquele determinado táxi. Caso se sinta constrangida, deve verificar a numeração ou a placa e entrar em contato com a secretaria para fazer a denúncia”, explica.
A numeração obtida através do cadastramento que está sendo feito na Secretaria de Transportes e Serviços Gerais é colocada em dois locais da parte traseira do carro, sendo uma ao lado do ponto de abastecimento e a outra no lado oposto. “Cada veículo tem identificação própria que liga diretamente ao alvará do táxi”, ressalta.
As denúncias podem ser feitas através do telefone (54) 3316 7195. O descumprimento da obrigação pode resultar na perda da licença do táxi.
Cerca de 80% dos táxis já contam com identificação
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