Nesta segunda-feira (9) um raio atingiu os equipamentos de auxilio a navegação aérea, prejudicando as operações por instrumentos do Aeroporto de Passo Fundo, deixando inoperantes alguns controles de pouso e decolagens.
Com isso, o aeroporto está operando apenas no modo visual e com boas condições meteorológicas. Segundo o operador de estação aeronáutica (EPTA), Beni Goulart, técnicos de Porto Alegre estão a caminho para realizar o conserto (gerador, internet, lâmpadas de balizamento).
Nestas condições, o serviço de apoio de navegação aérea está inoperante para pousos e decolagens por instrumentos, ou seja, com pouca visibilidade ou operação noturna. O atendimento será normalizado, conforme Goulart, somente após a aferição do o Cindacta, o que pode levar até uma semana. Segundo um funcionário da Azul, nenhum vôo previsto para hoje da empresa pousou e decolou no aeroporto. Mais de 200 passageiros foram prejudicados. Alguns fretaram carros até Chapecó e outros foram transportados para Porto Alegre para realizar as conexões pelo Aeroporto Salgado Filho. A Avianca pousou e decolou. Segundo o operador da EPTA, em boas condições meteorológicas, como a de hoje, o vôo é totalmente seguro.