PUBLICIDADE

Cidade


800 crianças ainda não foram vacinadas

Publicada em: 14/09/2018 - 11:30, por Redação ON

Campanha encerra hoje, mas secretaria da saúde estuda possibilidade de mais um Dia D

800 crianças ainda não foram vacinadas

Crianças de um a cinco anos de idade fazem parte da campanha

Crédito: Gerson Lopes/ON

Depois de prorrogada por mais 15 dias, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo chega ao final nesta sexta-feira (14). Até a tarde de ontem (13), haviam sido vacinadas pouco mais de 9 mil crianças. O número representa aproximadamente 91% da população entre um e cinco anos de idade. O objetivo em Passo Fundo é atingir 95% das 9,9 mil crianças nesta faixa-etária. Para conseguirem a imunização, os pais precisam se dirigir a uma das 24 unidades de vacinação da cidade e levar a carteira de vacinação. Também é recomendado o cartão do SUS.

 

Cerca de 200 pessoas se vacinaram durante a semana e ainda restam aproximadamente 800 doses para serem aplicadas. Para alcançar a meta, cerca de 400 imunizações precisam ser feitas nesta sexta-feira (14). A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Raquel Schwaab Silva Carneiro, espera que a cidade repita os dias com maior movimentação na cidade, quando cerca de mil pessoas foram até as unidades. “Esperamos que os pais procurem pela vacinação”, disse.

 

Caso o objetivo não seja alcançado, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica irá aguardar novas orientações do Ministério da Saúde. Inicialmente, a campanha se encerrava no final de agosto, mas acabou sendo prorrogada por mais duas semanas. Em Porto Alegre, a meta não foi alcançada e um novo 'Dia D' será realizado no sábado (15). Raquel ressalta importância de atingir o objetivo estabelecido. “Poderiamos ficar mais tranquilos, embora o ideal seja vacinar todas as crianças”, completou.

 

Estados
Onze estados ainda buscam imunizar 95% da sua população. Alagoas (93%), Rio Grande do Norte (92%), São Paulo (93%), Tocantins (93%), Bahia (91%) e Pará (90%) já passaram de 90%. Acre (89%), Piauí (88%), Distrito Federal (87%), Roraima (85%), Rio de Janeiro (80%) atingiram pelo menos 80% dos habitantes. O Amazonas conseguiu 95% de cobertura no Sarampo, mas registra 91% na Poliomielite.

 

Comparativo
Em nível estadual, a cobertura vacinal também está abaixo da meta. Com 92%, 37 mil crianças ainda não foram vacinadas no Rio Grande do Sul. Na região, a semana se iniciou com o objetivo já atingido e o número cresceu para 97%. No momento, ainda restam cerca de 900 crianças para serem imunizadas. Levando em consideração todo o território brasileiro, a porcentagem está próxima de ser alcançada. Com 94%, aproximadamente 600 mil pessoas não receberam a imunização.

 

Casos
Nenhum caso de sarampo foi confirmado na região abrangida pela 6ª Coordenadoria Regional da Saúde. O Rio Grande do Sul registra 18 casos, mas nenhuma morte. “Está mais próximo do que imaginamos”, ressaltou coordenadora do Núcleo de Vigilância. A cidade mais próxima de Passo Fundo com caso confirmado é Vacaria. Até o momento, no Brasil, foram oito óbitos por sarampo, sendo quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e quatro no Amazonas (todos brasileiros, sendo dois do município de Manaus e dois do município de Autazes).


Unidades de Vacinação:
Amb. Especialidades, ESF Adriana Lírio, UBS Vila Nova Santa Maria, Amb. São José, Amb. São Luiz Gonzaga, CAIS Boqueirão, CAIS Fragomeni, CAIS Hípica, CAIS Luiza, CAIS Petrópolis, Central de Vacinas, ESF Adolfo Groth/ESFJaboticabal, ESF Caic Edu Azambuja, ESF Donária / Santa Marta, ESF Ivo Ferreira, ESF Jardim América, ESF Mattos, ESF Nenê Graeff, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Valinhos, ESF Vila Ricci, ESF Zácchia, UBS Adirbal Corralo.

 

Cobertura Vacinal:
Passo Fundo: 91% - 9 mil / 9,9 mil
Região: 97% - 29,5 mil / 30,4 mil
Rio Grande do Sul: 92% - 491 mil / 528 mil
Brasil: 94% - 10,5 milhões / 11,2 milhões

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE