PUBLICIDADE

Cidade


Terça-feira de mobilização por um trânsito seguro

Publicada em: 25/09/2018 - 15:24, por Redação ON

Terça-feira de mobilização por um trânsito seguro

Crédito: Divulgação/PMPF

Fazer com que as pessoas parem por um minuto e pensem sobre o que podem fazer para manter um trânsito mais seguro. Com esse objetivo, mais um Dia Nacional de Mobilização pelo Trânsito – Passo Fundo em Defesa da Vida foi realizado. Entrega de panfletos e um minuto com os veículos que trabalham com trânsito ligando suas sirenes ao mesmo tempo ocorreram na terça-feira (25).

 

Quem passava pela Prefeitura Municipal durante à manhã, tinha sua atenção chamada por um veículo batido que estava próximo ao local. A ideia de colocar o carro acidentado na área era justamente para atrair os olhares das pessoas e mostrar o que pode ser causado pela imprudência ao volante. Também foi realizada uma panfletagem por Centros de Formação de Condutores (CFCs) e escolas em pontos do centro da cidade e dos bairros.

 

Durante à tarde, profissionais dos CFCs, Polícia Civil, Polícia Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Guarda de Trânsito e Corpo de Bombeiros estiveram reunidos na Rua General Neto. Em frente a Catedral, os veículos que trabalham com trânsito mantiveram suas sirenes ligadas durante um minuto como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trânsito, que chegam a 35 mil por ano no Brasil.

 

Os atos fazem parte da Semana Nacional do Trânsito. “Na verdade trabalhamos com campanhas durante o ano todo. Escolinha de trânsito, palestra nas escolas, empresas e associações de moradores, através do grupo de educação de trânsito. No ano passado e agora em 2018, está sendo focado mais nos idosos, que são quem mais sofrem acidentes no trânsito. Também direcionamos as crianças, que serão os futuros condutores”, disse o secretário adjunto da segurança pública, Ruberson Stieven.

 

Desde a terça-feira da semana passada (18) estão sendo realizadas ações na cidade, como palestras em escolas e também nos locais em que o grupos da terceira idade se reúnem. A semana será encerrada na quinta-feira (27), quando acontece o Projeto Corsan nos Bairros, com atividades sócio-ambientais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Romana Gobbi.

 

Acidentes
Conforme alerta Ruberson, 95% dos acidentes de trânsito ocorridos no município são causados pela falha humana – seja por erro dos motoristas ou dos pedestres. A falta do uso do cinto de segurança e as ultrapassagens em locais proibidos também são recorrentes. Mesmo faltando ainda alguns meses para encerrar o ano, o secretário se mostra motivado em relação ao número de acidentes que resultaram em mortes. “A cidade de Passo Fundo está otimista, mas claro que queremos zero mortes no trânsito. Estamos trabalhando cada vez mais para diminuir”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE