PUBLICIDADE

Cidade


Sesc e Cinematógrafo Cineclube firmam parceria

Publicada em: 17/11/2018 - 11:00

Sala Multiuso do Sesc Passo Fundo é, agora, o novo lar para os encontros quinzenais do cineclube

Sesc e Cinematógrafo Cineclube firmam parceria

Cena do filme “Riscado”, que será exibido na quarta-feira (21)

Crédito: Mauro Kury

A partir deste mês, graças à concretização de uma nova parceria com o Sesc Passo Fundo, as sessões quinzenais no Cinematógrafo Cineclube passam a acontecer na Sala Multiuso do Sesc (Avenida Brasil, 30, 5º andar). Até então, os encontros aconteciam em um espaço reduzido, nos fundos do Sindicato dos Comerciários. Com a parceria, a ideia é alcançar um público maior. Outra novidade é que agora não há cobrança de ingressos; os participantes são apenas convidados a contribuir espontaneamente a fim de ajudar na manutenção do Cinematógrafo.

 

Criada em 2015, a iniciativa tem como propósito trazer a Passo Fundo parte da intensa produção cinematográfica brasileira e latina, que dificilmente chega ao circuito comercial da região, e aproximar o público do fazer cinema através de bate-papos com profissionais do audiovisual. Nesta quarta-feira (21), às 19h30min, já no novo espaço disponibilizado pelo Sesc, o Cinematógrafo promove a exibição de “Riscado”, longa-metragem de Gustavo Pizzi. Após a exibição, acontece ainda um bate-papo virtual com a atriz e roteirista da obra, Karine Teles, conhecida no cinema por “Que Horas Ela Volta?”.

 

Em “Riscado”, o público acompanha a história de Bianca, uma excelente atriz cuja carreira ainda não deslanchou. Para se manter, ela imita divas do cinema e trabalha como promotora de eventos. Sua sorte parece mudar quando Bianca faz uma audição e consegue o papel principal de uma grande produção internacional. Inspirado por sua personalidade e seu trabalho, o diretor do longa-metragem resolve transformar a protagonista em uma versão da própria Bianca. O filme aborda assuntos como talento, esperança e destino. Com roteiro de Gustavo Pizzi e Karine Teles, “Riscado” esteve em vários festivais brasileiros e internacionais. Em 2011, ano do lançamento, recebeu 5 prêmios no 39º Festival de Cinema de Gramado e venceu o Festival World Cinema Amsterdam. Além disso, a convidada para o bate-papo virtual, Karine Teles, viu seu mais recente filme, “Fala Comigo”, vencer os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz para ela própria em 2016, no Festival do Rio. Karine também escreveu em parceria com Gustavo “Benzinho”, filme que estreou no festival de Sundance, passou em Rotterdam e em mais de 30 festivais internacionais, sendo vendido para mais de 23 países.


Ainda está na dúvida sobre participar do evento ou então não entendeu qual é a proposta de um cineclube? A produtora Rafaela Pavin, uma das responsáveis pela organização da iniciativa em Passo Fundo, te ajuda e explica melhor a seguir:

O que é um Cineclube?

É uma associação sem fins lucrativos que reúne apreciadores de cinema para fins de exibição e debates de filmes selecionados. O cineclubismo surgiu nos anos 20 do século XX na França. No Brasil, ele surge em 1929 com o Cineclube ChaplinClub, no Rio de Janeiro. Os cineclubes foram responsáveis pela formação cinematográfica de grandes cineastas, entre os quais se destaca Glauber Rocha, Cacá Diegues, Jean-Luc Godard e Wim Wenders.

 

O que se debate em um Cineclube?
No Cinematógrafo, conversamos sobre o fazer cinema. A direção, a produção, a fotografia, a atuação, o orçamento, a montagem e muitos temas mais, que fazem parte do processo de realização de um filme. E o mais bacana de tudo isso, é que nós conversamos diretamente com os realizadores dos filmes, os profissionais do audiovisual que integram a equipe do filme exibido. No Cineclube você ainda encontra diretores, atores, técnicos, que fizeram o filme. Imperdível, né?

 

Como funciona?
É só chegar! As sessões são quinzenais, acontecem em quartas-feiras. A sala abre às 19h e os filmes começam pontualmente às 19h30min. Não cobramos ingresso, mas solicitamos contribuição espontânea, que é revertida para a manutenção do Cineclube.

 

Qual a programação?

O filme que será exibido em cada quinzena, você fica sabendo acompanhando a página: www.facebook.com/cinematografocineclube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE