PUBLICIDADE

Cidade


Concluída a instalação de fibra óptica nas escolas

Publicada em: 16/11/2018 - 17:35

Conexão possibilita a elaboração de políticas públicas em tecnologia da informação (TI) e o compartilhamento de informações

Concluída a instalação de fibra óptica nas escolas

Instalação foi concluída em 71 escolas

Crédito: Divulgação

A implantação da rede de fibra óptica nas 71 escolas municipais foi concluída pela Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo de Tecnologia da Secretaria de Educação e com apoio da Coordenadoria de Tecnologia (CTEC). Nesta primeira etapa, a instalação contemplou toda a parte administrativa das escolas, com o objetivo de ajudar os trabalhos da equipe de diretores, coordenadores e professores. Uma conexão de fibra óptica pedagógica, voltada aos trabalhos com os alunos, também já começou a ser instalada a partir do programa federal Educação Conectada.

 

As 35 escolas de ensino fundamental já operam em 100% com a fibra óptica administrativa. Das 36 escolas de educação infantil que receberam a instalação, 11 foram ativadas, como conta o coordenador municipal do Núcleo de Tecnologia, ligado à Coordenadoria de Inovações Educacionais, João Martins: “até o final do ano estarão 100% ativadas as redes da educação infantil”, afirmou. O aprimoramento interliga todas as escolas com o centro administrativo municipal.

 

A mudança vem pelo fato de que, até então, as escolas municipais apresentavam uma conexão limitada para navegação na internet, dificultando tarefas diárias que precisam ser realizadas pela rede. Com a fibra óptica a conexão fica quatro vezes mais rápida, com diminuição no tempo para receber ou enviar informações, ampliando as possibilidades de uso para fins administrativos. Para a diretora da escola Frederico Ferri, Rosicler Rosso Attolini, hoje tudo depende de internet: “o uso pela parte administrativa é muito grande, todos os processos fazemos por ali, desde lançar o boletim no sistema”, destaca. A fibra óptica também permitirá futuramente a ampliação da rede de câmeras de segurança das escolas e a comunicação telefônica poderá ser feita por voz sobre IP (VoIP), gerando economia para as unidades e para o governo municipal.

 

A escola ainda é uma das contempladas com uma conexão de fibra óptica para fins pedagógicos do programa federal Educação Conectada, do Ministério da Educação, que tem como principal objetivo apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. A diretora ressalta que a rede disponibilizada pelo programa, junto a rede administrativa, mudou a realidade da escola. “É um avanço muito grande em todos os sentidos. Esse letramento digital é muito importante”, disse Rosicler.

 

Segundo João, “essa conexão possibilita a elaboração de políticas públicas em tecnologia da informação (TI) e o compartilhamento de informações e práticas que colaborem para a construção de um Plano Local de Inovação que se torne referência na história do nosso município”. A Secretaria de Educação fez a seleção de todas as escolas, tanto de ensino fundamental como de educação infantil, para fazer a adesão ao programa. Ao todo, são 25 escolas que aderiram a proposta e passaram a utilizar uma conexão de 100Mb de velocidade. As demais escolas estão aguardando a liberação do MEC.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE