PUBLICIDADE

Cidade


Encontro incrementa cardápio nas escolas municipais

Publicada em: 11/09/2019 - 07:00

O encontro foi realizado no Laboratório de Técnica e Dietética do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF)

A manhã de terça-feira (10) foi de novos sabores para as cozinheiras e merendeiras da rede municipal de educação. As profissionais que atuam nas escolas municipais participaram de mais uma etapa do 2º Encontro de Capacitação das Cozinheiras/Merendeiras das Escolas Municipais, organizado pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo.

 

O encontro foi realizado no Laboratório de Técnica e Dietética do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF). Além de aprenderem novas receitas, com foco nos alimentos que são encaminhados para as escolas, elas também puderam degustar os novos preparos, dentre eles uma vitamina de morango, que deve ser uma das alternativas de alimentação saudável, especialmente para os dias de clima mais quente, que devem ser mais frequentes a partir de agora.

 

Concurso de receitas abertas
Outra iniciativa da Coordenadoria de Nutrição Escolar no incentivo à alimentação saudável nas escolas é o Concurso de Preparações Culinárias – Troféu Merenda Chef, que está com as inscrições abertas para a terceira edição.


Cada participante pode enviar uma receita culinária doce ou salgada, desde que os ingredientes utilizados na preparação sejam oriundos dos itens disponíveis no dia a dia das escolas e entidades. Em 2019, a novidade é a participação das escolas particulares, além da participação de merendeiras e serventes das escolas municipais e das escolas estaduais de abrangência da 7º Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE); e entidades ligadas à assistência social.


O objetivo é incentivar e divulgar a preparação de receitas saudáveis, nutritivas e saborosas, que fazem parte de toda alimentação oferecida na escola. As concorrentes serão avaliadas por uma banca julgadora, formanda pelos apoiadores do concurso.


Serão classificadas 20 receitas para serem executadas para apresentação e degustação da banca avaliadora.


Inscrições
O edital está disponível no site da Prefeitura, através do link: http://www.pmpf.rs.gov.br/secao.php?t=11&p=654. Anexo estão os documentos que devem ser preenchidos para realizar a inscrição. Mais informações pelo telefone (54) 3335-1800.

 

As modalidades serão as seguintes:
Educação infantil: 5 receitas culinárias
Ensino fundamental: 5 receitas culinárias
Escolas municipais ou estaduais de abrangência da 7ª CRE: 3 receitas
Entidades ligadas a assistência social: 3 receitas
Escolas particulares: 4 receitas

 

Cronograma
Entregas das receitas na coordenadoria de nutrição escolar ou via e-mail: até o dia 13 de setembro
Classificação das receitas: 23 a 27 de setembro de 2019
Execução das receitas: 28 de outubro a 1º de novembro
Premiação das receitas: 08 de novembro de 2019

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE