PUBLICIDADE

Cidade


Distrito de São Roque

Publicada em: 07/11/2019 - 18:25, por Redação/ON

Evento sobre Horticultura reúne representantes de 15 municípios

Distrito de São Roque

Cerca de 400 pessoas participaram da quinta edição do encontro

Crédito: Divulgação

Rastreabilidade na cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana, pequenas frutas, adubos e adubação orgânica e otimização do manejo de plantas daninhas na olericultura foram os principais assuntos do 5º Dia de Campo de Hortaliças e 2º Seminário de Horticultura, realizados terça-feira (05/11), na comunidade São Roque, em Passo Fundo. O evento reuniu cerca de 400 pessoas de 15 municípios e foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Passo Fundo, Cresol, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sicredi.
A rastreabilidade foi assunto abordado pelo extensionista da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Teilor Schmidt. Ele esclareceu que o produtor deve fazer a rastreabilidade para atender à legislação, garantindo constar no rótulo de identificação informações que confirmem a procedência e a qualidade do alimento.

 


Após, um painel moderado pelo professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Luís Trevisan Chiomento, trouxe três temas para discussão. O primeiro tema, abordado pelo professor do curso do Agronomia da UPF, Alexandre Nienow, foi sobre pequenas frutas, em especial mirtilo, amora preta e fisalis. Nienow apresentou as vantagens e as dificuldades e a realidade dessas produções no Brasil. Após, o analista da Embrapa Suínos e Aves, Evandro Carlos Barros, falou sobre adubação orgânica e boas práticas ambientais. Por fim, o engenheiro agrônomo e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão, Anderson Luís Nunes, abordou a otimização do manejo de plantas daninhas na horticultura. Na parte da tarde, as empresas parceiras, que estavam com seus estandes, puderam apresentar seus produtos e serviços para o público.

 


O evento de Horticultura, que está na quinta edição, busca mostrar as novas tecnologias e novidades disponíveis para esse setor, além de promover a integração entre os produtores e as empresas ligadas ao segmento das hortaliças. 
Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, o evento reforça a importância de se buscar conhecimento e tecnologias nessa área. “Temos compromisso com o agricultor familiar”, disse. Ele reforçou a importância das culturas da soja e do milho, mas que, para a agricultura familiar, a rentabilidade deve estar associada ao tamanho da área e da disponibilidade de mão de obra. 
Participaram também da solenidade de abertura o secretário municipal de Obras de Passo Fundo, João Antônio Bordin, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Airton Ferreira dos Santos, o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Planalto Médio, Ari Rosso, e o representante da Cresol, Luís de Jesus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE