PUBLICIDADE

Cidade


Comissão organiza programação para o centernário do IE

Publicada em: 13/02/2020 - 09:00

Instituto Educacional de Passo Fundo completa 100 anos em 15 março

Comissão organiza programação para o centernário do IE

Crédito: Alecsander Portilio

Uma comissão, formada por ex-alunos, direção da escola e o Instituto Histórico de Passo Fundo, preparam uma série de eventos para a celebração do centenário do Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo, que acontece em 15 de março. As ações buscam envolver alunos, familiares, profissionais da escola e todos que já estudaram ou trabalharam nela, além da comunidade passo-fundense

Representante da Comissão, o professor, Eduardo Pitthan destaca a fundação do IE como um momento decisivo para a história de Passo Fundo. “Foi o momento de inflexão e definição dos rumos do próprio município de Passo Fundo, introduzindo e fixando talvez uma de suas mais valiosas e respeitadas características, que é a cultura e o estudo expresso pela alta qualidade das Universidades e o reconhecimento em todos os níveis”, explica Pitthan.


As comemorações envolvem exposição itinerante, celebrações religiosas, a iluminação de edifícios da cidade e o lançamento de um livro comemorativo com históricos de figuras eméritas da escola, símbolos, hinos e bandeiras. Para a obra, foram resgatadas mais de duas mil fotografias. Na véspera do centenário será realizado um Jantar Baile no Clube Comercial. Os ingressos já estão disponíveis pelo telefone (54) 3312-1988 e pelo site: www.sympla.com.br/.


A escola também apresenta um novo slogan: “IE, 100 anos se renovando”. Ele traduz as novidades oferecidas a partir deste ano, apontadas pelo diretor da escola Rubem Nei Rodrigues da Silva. Um programa bilíngue em parceria com a Internacional Scholl e aulas interativas com o uso equipamentos para facilitar a aprendizagem serão implantados e o colégio torna a oferecer o Ensino Médio. “A escola continua valorizando os princípios éticos, cristãos e sociais que permeiam toda a Educação Metodista em todo o Brasil e no mundo, e é um legado que não abre mão principalmente por entender que é desta forma que vamos formar cidadãos e agentes de transformação da sociedade”, explica o diretor.


As atividades do centenário marcam o lançamento da campanha de captação de fundos para a restauração do Prédio Texas, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município em de abril de 1994. Inaugurado em 1923, o Texas foi o ponto mais alto da cidade durante décadas. A expectativa é que a celebração do centenário sensibilize a sociedade para a importância histórica da edificação. O Prédio demanda uma recuperação urgente devido às condições do telhado. O principal objetivo é angariar recursos, a partir de incentivos fiscais, doações e o auxílio do poder público. Mais informações: colegiometodista.g12.br/ie/institucional/edificio-texas.

 

O Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo

O Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo começou a funcionar em um chalé de madeira como Instituto Gymnasial de Passo Fundo, a partir da iniciativa do Reverendo Jeronymo W. Daniel. Os Edifícios Texas e Jerônimo Daniel foram construídos após estudantes metodistas da Universidade do Texas levantaram fundos para a construção. A escola inovou com o sistema metodista e com a educação que não dividia meninos e meninas.

 

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE