Onda de calor reforça a importância dos cuidados com a pele

Especialistas alertam para a necessidade das medidas de fotoproteção em dias de sol forte e temperaturas elevadas

Por
· 1 min de leitura
As dicas mais importantes são ficar muito atento às medidas fotoprotetivas e manter a hidratação corretamente (Foto - Yves Bernardi/Pixabay)As dicas mais importantes são ficar muito atento às medidas fotoprotetivas e manter a hidratação corretamente (Foto - Yves Bernardi/Pixabay)
As dicas mais importantes são ficar muito atento às medidas fotoprotetivas e manter a hidratação corretamente (Foto - Yves Bernardi/Pixabay)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Na semana passada, os serviços de meteorologia alertaram para uma onda de calor, que resultou em vários dias consecutivos de temperaturas elevadas. Dias quentes como no domingo, quando foram registadas temperaturas 5ºC acima das médias. Em Uruguaiana chegou a 43ºC, enquanto em Passo Fundo os termômetros marcavam 37ºC. A onda de calor prosseguiu na segunda-feira e nesta semana, de acordo com o aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na região de Passo Fundo as máximas oscilam entre 33 e 36ºC. Em Passo Fundo, o índice de radiação ultravioleta atingirá nível máximo de 12 (Mt insal) indicando cuidado extremo. 


Fotoproteção e hidratação

A recomendação médica é de um cuidado especial diante de uma temperatura tão elevada e de tanto calor. As dicas mais importantes são ficar muito atento a medidas fotoprotetivas e manter a hidratação corretamente. “O calor em si não aumenta a chance de queimaduras solares na pele. Porém o que acontece é que as pessoas acabam se dirigindo mais a beira da praia e piscinas e se expondo mais ao sol. O grande problema é a quantidade de radiação ultravioleta que tem relação com os buracos na camada de ozônio”, explica a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Analupe Webber.


Cuidados habituais

As recomendações habituais devem ser observadas. Utilizar o protetor solar com FPS >= 30 e reaplicar a cada 3 horas ou após imersão em água. Utilizar proteção física, como roupas, chapéus, bonés, óculos de sol, guarda-sol e procurar sombras.A Defesa Civil e a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada pelos órgãos municipais, estão em alerta e acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população. Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Gostou? Compartilhe