Odontologia estética: cuidado muito além da beleza

(*) Dra. Victória Alberton

Por
· 2 min de leitura
Alguns problemas estéticos nos dentes não interferem apenas na imagem e podem prejudicar a saúde geral dos indivíduos (Foto: Divulgação)Alguns problemas estéticos nos dentes não interferem apenas na imagem e podem prejudicar a saúde geral dos indivíduos (Foto: Divulgação)
Alguns problemas estéticos nos dentes não interferem apenas na imagem e podem prejudicar a saúde geral dos indivíduos (Foto: Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


A busca por procedimentos estéticos é crescente. Na odontologia, a especialidade conhecida como dentística restauradora tem por objetivo transformar o sorriso, deixando-o mais harmônico e bonito. E, embora seu principal objetivo seja resgatar a autoestima, a estética dental traz muitas contribuições que estão além da beleza. Infelizmente, algumas pessoas ainda acreditam que a estética odontológica tem pouca relação com a saúde bucal. No entanto, alguns problemas estéticos nos dentes não interferem apenas na imagem e podem, sim, prejudicar a saúde geral dos indivíduos. Problemas como a ausência de dentes, uso de próteses e oclusão inadequadas ou perda da estrutura dental podem prejudicar a mastigação, por exemplo. Ao oferecer tratamentos para cada um desses casos, a odontologia restauradora contribui não só para estética, mas também para a saúde geral dos pacientes, devolvendo qualidade de vida.


Os agressores

Atualmente, a biocorrosão dentária vem sendo um assunto muito discutido entre os profissionais. Esta desordem, pode ser causada por diversos fatores, tanto externos quanto internos, e a ajuda de um profissional se torna essencial para que seja possível identificar exatamente o motivo do seu surgimento e o melhor tratamento. Os principais agressores da estrutura dental estão relacionados em sua maior parte com distúrbios alimentares, refluxo gastresofágico ou xerostomia (diminuição do fluxo salivar), expondo o ambiente oral a um pH muito ácido. Desta forma, a acidez bucal juntamente com outros fatores como força de escovação e trauma de oclusão causam a perda de estrutura dental e com isto, uma série de desordens bucais e faciais. 


Tratamento necessário

O desgaste dentário excessivo, quando diagnosticado, necessita de tratamento porque pode levar à grande perda tecidual de esmalte e dentina, hipersensibilidade dentária, exposição pulpar, perda de dimensão vertical de oclusão, potencial mastigatório deficiente, alteração das relações de contato entre dentes e músculos mastigatórios fadigados. Caso não seja feito o tratamento da causa e consequência destas lesões, devolvendo a estrutura dental perdida, haverá a progressão da lesão e resultará em um ciclo de perda de estrutura dental. Devemos ficar atentos, pois as alterações não se restringem apenas aos dentes, afetam a oclusão e causam distúrbios faciais evidentes. 


Cuidados

Aos pacientes fica um alerta, para que não se esqueçam de cuidar da saúde bucal e procurem seus dentistas para que uma avaliação criteriosa seja feita, bem como instruções de prevenção e cuidado, afinal, a saúde começa pela boca. 



(*) Dra. Victória Alberton é especialista em Dentística e Implantodontia, mestre em Periodontia pela São Leopoldo Mandic-SP, professora do curso de Dentística do CEOM, coautora do livro “Soul Smile: Restaurações Cerâmicas Adesivas” e proprietária da Clínica Odontológica Alberton.


SERVIÇO

Clínica Odontológica Alberton

Rua Fagundes dos Reis, 428, salas 403/404

Passo Fundo-RS

Telefones: (54) 3313-4542 e (54) 99135-4860

@clinicaodontologicaalberton

[email protected]


Gostou? Compartilhe