A Classe Hospitalar retoma as suas atividades

O projeto Escola de Vida do HSVP atende pacientes oncológicos em idade escolar

Por
· 1 min de leitura
Encontro acertou detalhes sobre a volta às aulas     -  Foto - Ana Paula Koenemann – HSVP   Encontro acertou detalhes sobre a volta às aulas     -  Foto - Ana Paula Koenemann – HSVP
Encontro acertou detalhes sobre a volta às aulas - Foto - Ana Paula Koenemann – HSVP
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 O mês de fevereiro é marcado pela volta às aulas nas escolas e também na Classe Hospitalar do Centro Oncológico Infantojuvenil. Nesta semana, o Hospital São Vicente de Paulo e a Prefeitura de Passo Fundo preparam a retomada das atividades. Só no ano passado, a cada mês, aproximadamente 60 crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer tiveram acompanhamento de conteúdos escolares de forma presencial e remota. Para 2022 a expectativa é de aumentar o número de atendimentos do Projeto denominado Escola de Vida. O material pedagógico é fornecido pela escola de origem de cada paciente e aulas ministradas por duas professoras da Secretaria da Educação de Passo Fundo.

Constante aprendizado

A secretária adjunta da Educação, Angelita Vanessa Scottá, esteve no Hospital para alinhar a proposta de trabalho do ano. “O nosso desejo é que as crianças possam se sentir acolhidas, pois isso também contribui para a recuperação delas”. Participaram da reunião a coordenadora da Equipe Multiprofissional da Unidade Teixeira Soares, Christiane Viccari Calza, os enfermeiros Felipe Ferreira Lucas, Edineia Carine Pastor e Luana Patrícia Valandro e as professoras do projeto Jocieli Benvinda e Cândida Zanon. O superintendente do Hospital, Ilário De David, desejou boas-vindas a todos e disse que a Instituição está entusiasmada para dar andamento a um Projeto tão importante. “Queremos que os pacientes do Centro Oncológico Infantojuvenil permaneçam em constante aprendizado. Afinal, o tratamento costuma ser longo e não seria justo que, por causa da doença, eles tivessem também prejuízos no processo educacional”.

Garantia de ensino

A Classe Hospitalar do HSVP foi inaugurada para garantir o acesso ao ensino de pacientes, em idade escolar, do Centro Oncológico que é referência para uma população de 226 municípios. A iniciativa, criada há seis anos, é resultado de um termo firmado entre hospital, Ministério Público, Promotoria de Justiça da Educação, Prefeitura de Passo Fundo, UPF, Conselho Municipal da Educação e 7ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Gostou? Compartilhe