Como cuidar da sua voz?

Confira algumas dicas para manter a sua saúde vocal

Por
· 2 min de leitura
Foto: Tumisu/PixabayFoto: Tumisu/Pixabay
Foto: Tumisu/Pixabay
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A voz é uma das características que mais diferenciam as pessoas, ela é única. Além de ser uma identidade, tem uma importância significativa para a saúde. Ela é um dos meios mais importantes de expressão sendo um instrumento de representação e de inclusão que passa informações sobre quem somos, como estamos e até de onde viemos. A celebração do Dia Mundial da Voz em 16 de abril iniciou no Brasil em 1999. Neste ano, a campanha da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia tem como slogan “Sua voz importa”. “Além de alertar para a importância dos cuidados de saúde vocal, a campanha deste ano considera a voz como instrumento de inclusão e igualdade de direitos”, comenta a fonoaudióloga do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Samara Almeida.


Sintomas

As pessoas devem ficar atentas aos sinais e sintomas para prevenir e diagnosticar de forma precoce doenças, como o câncer de laringe, por exemplo. Mudanças no tom, na qualidade da voz e nódulos são sinais que merecem atenção. “Diferentes tipos de câncer de cabeça e pescoço podem apresentar desde um distúrbio vocal moderado até perda total da voz. Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão. Toda rouquidão persistente por mais de 15 dias, precisa de um diagnóstico médico”, enfatiza a fonoaudióloga.


Diagnóstico

O diagnóstico precoce é essencial. “Sabemos que, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura ou reabilitação são enormes.  A demora em buscar atendimento agrava problemas vocais pré-existentes, postergando diagnóstico e retardando o tratamento”, observa Samara, salientando que o tratamento depende da causa. “O médico vai avaliar a necessidade de medicamento, cirurgia ou terapia”, explica.


Inimigos da voz

Os principais inimigos da voz são o cigarro, consumo excessivo de álcool, refluxo gastroesofágico, uso abusivo da voz e alguns fatores ambientais como: acústica ruim, irritantes atmosféricos e baixa umidade. Samara também chama a atenção para o uso do cigarro eletrônico. “Ainda são necessários estudos sobre sua segurança, especialmente por ter outros malefícios atribuídos a ele. O ideal é evitar todos os tipos de cigarro, pois assim, além de você cuidar da sua voz, estará cuidando da sua saúde como um todo”, ressalta a fonoaudióloga.


Cuidados importantes

Não abuse da voz. “Para prevenir futuros problemas precisamos evitar abusos vocais, como, por exemplo, gritar ou falar muito alto, por um longo período. Além disso, perceba se você fala com mais esforço que o necessário. Evite o álcool e o cigarro. Remédios caseiros para melhorar a voz geralmente não dão resultados e podem irritar sua garganta. Beba água”, indica Samara.


Cinco dicas importantes para cuidar da voz

1- Procure falar sem fazer força e abra bem à boca para articular as palavras;

2- Beba água regularmente;

3- Evite pigarrear, gritar e falar muito em ambientes ruidosos, competindo com o barulho.

4- Evite álcool, cigarro e remédios caseiros;

5- Sempre que necessário, busque orientação profissional, como um fonoaudiólogo, por exemplo, para auxiliar nos cuidados com a voz.

Gostou? Compartilhe