Os primeiros minutos após o parto são determinantes para a saúde do bebê e da mãe. Pensando em melhorar as práticas, promovendo mais segurança e garantindo uma boa recuperação, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo promoveu na última quarta-feira, 8 de junho, o treinamento sobre boas práticas no parto seguro e contato pele a pele, ministrado pelo Dr. Paulo Sérgio da Silva Mario, médico pediatra neonatologista do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre e gestor da área da Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde.
Pele a pele
Durante a capacitação, Dr. Paulo destacou que “o contato pele a pele imediato e ininterrupto, entre mãe e bebê, é fundamental para o fortalecimento do vínculo e também ajuda a aumentar as chances do aleitamento materno. São práticas que, quando realizadas, proporcionam mais saúde ao longo da vida”. O HSVP é o hospital que mais registra nascimentos no interior do Rio Grande do Sul. O Centro Obstétrico oferece sala de pré-parto, com equipamentos que auxiliam na ambiência, contribuindo para o conforto nos momentos que antecedem o parto.
Estrutura
Além disso, o São Vicente conta com Maternidade, Pediatria e UTI Neonatal, sendo considerada referência em nascimentos seguros através da estratificação de risco gestacional. “O objetivo é qualificar o atendimento materno-infantil no nosso serviço, e instituir as novas práticas assistenciais. Englobamos inúmeros itens para proporcionar uma menor morbidade e mortalidade neonatal, além de todo cenário de assistência adequada que conseguimos oferecer para mãe e para o bebê”, contou a médica pediatra e neonatologista integrante do Corpo Clínico do HSVP, Dra. Liége Mozzatto.
Protocolos
Participaram do treinamento médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos residentes e estagiários. “A realização desse treinamento traz para as equipes da assistência envolvidas na área materno infantil um incentivo às boas práticas preconizadas pelo Ministério da Saúde logo nos primeiros momentos de vida. Construímos um protocolo no HSVP, junto com a equipe multidisciplinar, para que possamos implementar, de uma forma efetiva, conseguindo bons resultados que trazem benefícios enormes para nossos pacientes”, ressaltou a enfermeira gestora da área Materno-Infantil, Josevane Conte.