Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP completa seis anos

A comemoração foi marcada pelo já tradicional toque do Sino da Vida

Por
· 2 min de leitura
 Emoção: comemoração no Centro Oncológico. (Foto: Flávia Dias/HSVP) Emoção: comemoração no Centro Oncológico. (Foto: Flávia Dias/HSVP)
Emoção: comemoração no Centro Oncológico. (Foto: Flávia Dias/HSVP)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quem circula pelos corredores da Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, logo se depara com uma decoração diferente para o ambiente hospitalar. Com o tema “espaço sideral”, o Centro Oncológico Infantojuvenil proporciona para as crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer um ambiente mais aconchegante e acolhedor. Completando seis anos na semana passada, no dia 15 de junho, o espaço, que recebeu nesse período 390 pacientes, passa agora por ampliação. 


Novos leitos

O projeto que prevê uma unidade exclusiva de internação é realizado pelo HSVP com recursos do Programa Avançar na Saúde do Governo do Estado, no valor de R$ 442.944,88. Serão 15 novos leitos, 2 enfermarias com 3 leitos cada, quartos privativos e uma brinquedoteca para crianças e adolescentes. Além da reforma, o Hospital também vai receber mais R$ 825.140,40 para a compra de equipamentos, que irão proporcionar maior segurança e resolutividade nos atendimentos.


Referência

O Centro Oncológico Infantojuvenil é referência de tratamento para uma população de 2 milhões de habitantes, de 226 municípios que integram oito coordenadorias de saúde da região norte e missioneira do Rio Grande do Sul. Na celebração de comemoração dos seis anos, o presidente do Hospital, José Miguel Rodrigues da Silva, agradeceu a equipe que atua no local.  “Somos muito gratos a todos os profissionais que se dedicam diariamente para proporcionar a melhor opção em tratamento para nossos pacientes, com o suporte e os recursos necessários”.


Aniversário marcado pelo toque do Sino da Vida

Na entrada do Centro Oncológico Infantojuvenil, o “Sino da Vida” aguarda pelas crianças e adolescentes que finalizaram o tratamento. O badalar do Sino é a hora mais esperada não só pelos jovens, mas também por seus familiares. Como forma de celebrar o aniversário do Centro e suas vitórias contra o câncer, Kristiele Bazzo Novello, de 13 anos, Miguel de Vargas da Silva, de 6 anos, e Daniel Jacques Carvalho, de 16 anos, tocaram o sino. 

Emocionado, Daniel, que agora é ex-paciente, demonstrou sua gratidão aos profissionais que auxiliaram no seu tratamento contra um Linfoma de Hodgkin. “Além do tratamento, buscamos conforto e esperança. Por isso é tão gratificante quando um médico mostra empatia e consegue acalmar nossas angústias. Foi um ano e meio de muita luta mas o dia da vitória finalmente chegou. Nesse ambiente a união, o carinho e o afeto transformaram angústias e incertezas em conquista. Aprendi aqui a nunca desistir e lutar até o fim”, contou o jovem natural de Cruz Alta. 


Vida longa

O Dr. Pablo Santiago, coordenador do Centro Oncológico Infantojuvenil, também comemorou o fim dos tratamentos. “São três pessoas pelas quais desejamos uma vida longa. O nosso Centro Oncológico existe para auxiliar os pacientes a enfrentarem as doenças, proporcionando o melhor tratamento, para que após a alta, eles tenham uma boa qualidade de vida. Ficamos muito felizes em celebrar esse momento tão importante para esses jovens e seguimos trabalhando para fazer com que outros pacientes celebrem o fim de seus tratamentos”, disse o oncologista pediátrico.

Gostou? Compartilhe