Blitz sobre doação de sangue

Ação do Hospital São Vicente conscientia jovens sobre a importância da doação

Por
· 2 min de leitura
A “Blitz da Doação de Sangue” foi lançada na semana passada (Foto - Ana Paula Koenemann/HSVP)A “Blitz da Doação de Sangue” foi lançada na semana passada (Foto - Ana Paula Koenemann/HSVP)
A “Blitz da Doação de Sangue” foi lançada na semana passada (Foto - Ana Paula Koenemann/HSVP)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nesta semana, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo lançou uma nova etapa da campanha “Doadores do Amanhã” que vai envolver 14 escolas públicas e privadas. A partir do segundo semestre, as turmas de ensino médio, técnico e profissionalizante vão receber a “Blitz da Doação de Sangue” que busca conscientizar os jovens sobre a importância deste gesto nobre e voluntário. Cristiane da Silva Rodrigues, médica hematologista, apresentou aos representantes das instituições os detalhes da campanha que será realizada em sala de aula para alunos dos 16 aos 29 anos. “O desejo é fidelizar os jovens, considerado o menor público entre os doadores. De 2017 até agora, foi identificada uma média de 30% de doações nessa faixa etária. Além disso, desde 2020, quando foram autorizadas as doações de 16 e 17 anos, tivemos apenas 24 registros”, informou a responsável pelo serviço no HSVP.


CRE

O diretor geral da Secretaria da Educação do RS, Guilherme Corte, e a coordenadora regional da Educação (7ª CRE), Carine Weber, elogiaram a iniciativa do Hospital. “É um projeto que se vincula com o que já é ensinado nas aulas de Biologia e em outros componentes curriculares. Mas da forma como foi apresentado acreditamos que terá um grande alcance e será sucesso entre os estudantes”, disse o representante do Estado que participou do lançamento. “Com o advento dos aplicativos e redes sociais, os jovens estão viralizando bandeiras e impulsionando pautas sociais na internet. Então, queremos aproveitar essa onda deles para incentivar a doação de sangue e criar novos promotores da campanha. Se cada estudante mobilizar mais um através do perfil, sem dúvidas, o número de voluntários vai aumentar de forma significativa", reforçou a Dra. Cristiane.


Roteiro

Agora, o Serviço de Hemoterapia vai organizar um roteiro de visitas nas escolas que manifestaram desejo de integrar a campanha. “Como nos foi mostrado os doadores fidelizados já estão com uma certa idade, então essa é uma ação fantástica de conscientização”, afirmou Maurício Paim, coordenador do Colégio Notre Dame. Também vão receber a “Blitz da Doação de Sangue” as Escolas Alberto Pasqualini, General Prestes Guimarães, Maria Dolores Freitas Barros, Professora Eulina Braga, Protásio Alves, Nicolau de Araújo Vergueiro, Instituto Menino Deus, e os Colégios Salvatoriano Bom Conselho, Fleming, Tiradentes, Notre Dame, Integrado UPF e o IFSUL. 


Processo de doação aos 16 e 17 anos

Para doar sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, alimentado, ter tido uma boa noite de sono e pesar acima de 50kg. O processo é o mesmo para todas as idades, no entanto, o adolescente precisa de um termo de consentimento assinado ou estar na presença dos pais ou responsáveis. 

SERVIÇO

Doações no HSVP

O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo está localizado na Rua 15 de Novembro, no prédio da Radioterapia – nº 485, 5º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. E uma vez por mês, aos sábados de manhã, são realizadas coletas mediante agendamento prévio de grupos. Mais informações pelo telefone (54) 3316-4087.

Gostou? Compartilhe