Neste ano, julho foi declarado oficialmente como Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço no Brasil, por meio da Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022. Esse câncer é o quinto mais incidente no Brasil com mais de 36,6 mil novos casos todos os anos e cerca de 20 mil mortes (Inca). Os tumores de cabeça e pescoço acometem principalmente a boca, língua, orofaringe, rinofaringe, laringe, tireoide e seios da face, entre outras regiões. O oncologista do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Dr. Alex Seidel, alerta para alguns sintomas importantes para o câncer de cabeça e pescoço. “Ao perceber feridas ou nódulos na boca, face e cabeça, aftas que não cicatrizam, rouquidão, entre outros sintomas, as pessoas devem procurar um especialista”, observa o oncologista.
Diagnóstico
O diagnóstico tardio é um dos principais desafios no tratamento deste câncer. “O diagnóstico tardio ocorre em cerca de 60% dos casos, aumentando os riscos de sequelas. Já a detecção precoce pode alcançar até 90% de cura desse tipo de câncer”, comenta Seidel.
Prevenção
Entre as formas de prevenção para o câncer de cabeça e pescoço estão hábitos de vida saudáveis como alimentação balanceada, atividades físicas de forma regular e higiene bucal. O consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo e o HPV são os principais fatores de risco. “Fumar é fator de risco para diversos tipos de câncer, inclusive o de boca, faringe e laringe. A infecção pelo HPV também é um importante fator de risco nos casos de tumores de base de língua e amígdalas e pode ocorrer por meio do sexo oral. A vacinação contra o HPV, indicada desde pré-adolescentes até adultos jovens, está disponível no SUS para os meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos”, enfatiza o oncologista.
Sobre a campanha Julho Verde
A campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço já acontece há alguns anos no mundo. Dia 27 de julho, por exemplo, é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, data escolhida em 2014 no 5º Congresso Mundial da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço, nos Estados Unidos. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) trabalha e incentiva, desde então, a campanha Julho Verde no Brasil. E neste ano de 2022, julho tornou-se oficialmente o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço no país, por meio da Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022.
Os sintomas mais comuns para o câncer de cabeça e pescoço
- Nódulo no pescoço;
- Afta que não cicatriza por mais de 15 dias;
- Alteração persistente da voz (rouquidão);
- Nódulo ou úlcera na língua que dói;
- Sensação de espinho na garganta ou dor contínua;
- Manchas brancas na mucosa oral;
- Sangramentos ou obstruções nasais;
- Dores constantes no ouvido.