OTORRINO: O que é o desvio septal?

Você certamente já ouviu falar sobre o desvio de septo, mas sabe em quais casos o procedimento cirúrgico é indicado?

Por
· 1 min de leitura
Thaís Marques da Costa é médica otorrinolaringologista no Hospital de Clínicas de Passo Fundo / Foto – Divulgação-HCPFThaís Marques da Costa é médica otorrinolaringologista no Hospital de Clínicas de Passo Fundo / Foto – Divulgação-HCPF
Thaís Marques da Costa é médica otorrinolaringologista no Hospital de Clínicas de Passo Fundo / Foto – Divulgação-HCPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A médica otorrinolaringologista Dra. Thais Marques da Costa explica que é comum que as pessoas apresentem algum grau de desvio no septo nasal. "O septo nasal é uma parede constituída por osso, cartilagem e mucosas que separam uma narina da outra. O esperado seria que essa separação resultasse em duas fossas nasais idênticas, o que raramente acontece, pois cerca de 80% das pessoas apresentam algum grau de desvio de septo, mas nem todos precisam de cirurgia. Esse desvio pode ser congênito ou adquirido após infecções ou traumas. A cirurgia visa corrigir o desvio, alterando a forma do septo cartilaginoso e/ou ósseo, procurando manter as cavidades nasais livres de obstrução." 


Obstrução nasal

Embora esta seja uma das causas mais comuns da obstrução nasal, ainda é importante a avaliação se há ou não outros fatores associados à dificuldade na respiração. "O desvio do septo nasal é uma das causas mais comuns de obstrução do nariz e só representam problema, quando a alteração impede o nariz de realizar suas funções no sistema respiratório. No entanto, rinites, pólipos e cornetos nasais (estruturas situadas na lateral das narinas) com a função de aquecer e umidificar o ar) aumentados podem ser, também, responsáveis pela dificuldade de respirar”, esclarece a médica. 


Septoplastia

O procedimento de septoplastia visa centralizar o septo. A médica otorrinolaringologista relaciona em quais casos o procedimento cirúrgico pode ser indicado. "Na presença de desvios moderados ou obstrutivos que causam obstrução nasal importante, em casos de sinusites frequentes, no tratamento complementar do ronco e apneia. Ainda, quando associado à rinite alérgica (com aumento das conchas nasais inferiores, a redução dessas estruturas pode ser feita na mesma cirurgia) e pode ser associado à rinoplastia (plástica do nariz).”

Gostou? Compartilhe