Erros alimentares repercutem na condição da pele

Dica da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS é ficar atento ao perfil alimentar para manutenção de uma pele saudável

Por
· 1 min de leitura
A alimentação inadequada pode prejudicar a pele (Foto - Freepik)A alimentação inadequada pode prejudicar a pele (Foto - Freepik)
A alimentação inadequada pode prejudicar a pele (Foto - Freepik)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A ingestão excessiva de carboidratos que não são saudáveis para a saúde em geral é um dos erros mais comuns na dieta. O olhar mais atento é preciso para aqueles, especialmente que produzem altos índices glicêmicos que vão desde pão e arroz branco ao açúcar puro. “Estes alimentos induzem a produção de sebo. O sebo é um óleo produzido naturalmente e que pode obstruir os poros, causando cravos e até mesmo cistos. Além disso, carboidratos com alto índice glicêmico estimulam a síntese de hormônio andrógeno (hormônio masculino). Este hormônio está relacionado à piora da acne. Portanto, se você tem problemas com acne, é muito importante evitar este tipo de alimento para auxiliar no seu tratamento dermatológico”, explica a médica dermatologista associada da SBD- RS, Gabriela Horn.


Níveis de açúcar

O terceiro motivo pelo qual você deve evitar carboidratos de alto índice glicêmico é que estes causam elevação dos níveis de açúcar no sangue. “Estes níveis elevados causam diversos problemas. Por exemplo, todo açúcar que não é captado pelo fígado, pode se ligar a fibras de colágeno e elastina, causando o que chamamos de glicação. Quando os açúcares infiltram as fibras colágenas, o corpo as identifica e as considera danificadas. O corpo então entende que deve “quebrar” estas fibras de colágeno glicadas, em detrimento da sua pele”, acrescenta a médica.

Gostou? Compartilhe