HC estimula e valoriza habilidades comportamentais de lideranças

Projeto SuHCeder utiliza a experiência de gestão na formação de sucessores

Por
· 2 min de leitura
Lideranças do HC e seus sucessores no cinema do Bella Città Foto – Natieli Batistela-HCPFLideranças do HC e seus sucessores no cinema do Bella Città Foto – Natieli Batistela-HCPF
Lideranças do HC e seus sucessores no cinema do Bella Città Foto – Natieli Batistela-HCPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As habilidades comportamentais são diferenciais importantes para a atuação no mercado de trabalho, enfatizadas ainda mais na atuação de lideranças. No Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo um projeto de treinamento de lideranças em habilidades comportamentais, também chamadas de soft skills, utiliza a experiência de gestão de cada líder na formação de seus sucessores. A finalização da etapa anual do projeto SuHCeder, em 12 de dezembro, teve a exibição de um documentário que registrou as lembranças que mais marcaram a trajetória dos líderes na instituição e que estão relacionadas com habilidades comportamentais, como o comprometimento, comunicação, flexibilidade, planejamento, entre outros.  

No cinema

As lideranças e seus sucessores foram convidados a acompanhar a exibição de seus depoimentos em uma sala de cinema, através de parceria com o Bella Città Shopping e a Escola de Atores. “Percebemos que havia um conhecimento, uma sabedoria, uma experiência que estava dentro do hospital e que nós precisávamos compartilhar entre nós”, destacou o acadêmico de psicologia e estagiário do Serviço de Psicologia Organizacional do HC, Vanderlei Farias durante a abertura do evento. O desenvolvimento do projeto faz parte também das atividades de conclusão de estágio do acadêmico Vanderlei, coordenado pela professora Carla Goergen da Universidade de Passo Fundo.  

Psicologia Organizacional

Ao longo do ano, o Serviço de Psicologia Organizacional do HC trabalhou com as lideranças as habilidades comportamentais e técnicas envolvidas no ambiente de trabalho. Foram realizadas palestras e oficinas para conhecimento do assunto e os gestores puderam descrever as habilidades que mais representam a instituição. “Nós ficamos muito felizes com este projeto que seguramente diz respeito a todos nós. Eu sempre tenho dito que não basta nós sermos servidores, nós precisamos ter presente sempre que o paciente que ali está pode ser alguém da nossa família, portanto devemos tratá-lo com amor, porque é com amor que as pessoas devem ser tratadas para podermos construir um mundo melhor ao nosso redor”, enfatizou o presidente do HC, Paulo Adil Ferenci. 

Empresa educadora

O compartilhamento das experiências dos líderes é uma forma de valorizar o trabalho de cada um e perpetuar este conhecimento. “Com esse projeto SuHCeder fortalecemos o HC como uma empresa educadora, formadora de cidadãos, que colabora com a sociedade na formação de pessoas. A empresa se torna uma ferramenta de formação de pessoas”, pontuou Vanderlei. A psicóloga organizacional Marielem Pazzinatto enalteceu a importância da gestão de pessoas e os reconhecimentos conquistados pelo Hospital de Clínicas nesta área. “Hoje com muita satisfação a gente colhe os prêmios a nível estadual que o setor de Psicologia Organizacional conquistou juntamente com a instituição. Com certeza isto é reflexo das oportunidades que temos aqui dentro.” 

Pandemia

Situações de desenvolvimento pessoal, os desafios vivenciados durante a pandemia, oportunidades de crescimento profissional, dificuldades superadas e o relacionamento estabelecido com pacientes durante a internação foram alguns pontos destacados nos depoimentos das mais de trinta lideranças do HC que participaram desta ação. Na oportunidade, o administrador do HC, Luciney Bohrer agradeceu a todos pela dedicação e contribuições durante o ano. “A gente sempre trabalhou para construir uma família HC. Esses momentos marcam a vida de uma empresa.” O coordenador de TI, Leonardo Linhares relembrou a superação em equipe de um desafio ainda no início de sua trajetória no Hospital de Clínicas, quando, para solução de uma emergência todos os colaboradores contribuíram com sugestões. “Com isso ficou muito claro pra mim que o trabalho em equipe está implantado na nossa equipe de TI, isso nos orgulha e me deixa muito feliz.” O Projeto SuHCeder terá continuidade com novas ações em 2023 sob coordenação do Serviço de Psicologia Organizacional e envolvendo a equipe da instituição.

 

Gostou? Compartilhe