Seu sono piora ou melhora na época de férias?

(*) Amanda Sachetti e Grasiela dos Santos

Por
· 3 min de leitura
Marymarkevich-FreepikMarymarkevich-Freepik
Marymarkevich-Freepik
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 Dezembro, janeiro e fevereiro são meses que possuem o sinônimo de férias. É a época do tão esperado descanso anual, onde a maioria das pessoas aproveita para modificar a rotina, fazer programas diferentes e viajar. Porém, com a rotina interrompida, o sono nas férias, muitas vezes acaba sendo prejudicado. Frequentemente ouvimos alguém dizer: “nas férias quero só dormir e relaxar”. Mas será que esse desejo gera benefícios reais? Com certeza descansar, relaxar e dormir um pouco mais faz bem, embora seja necessário manter algum grau de rotina, especialmente no momento mais próximo do retorno às atividades habituais. Essas mudanças nos horários de dormir podem comprometer a qualidade do sono e causar, a curto prazo, cansaço, dores musculares, falhas de concentração, mau humor e dificuldades de aprendizagem. Se para os adultos já é difícil manter a regularidade noturna e o sono nas férias, para os mais novos a dificuldade é ainda maior. A tentação de ir noite adentro e depois se levantar só ao meio-dia está sempre presente.

Rotina de sono deve ser mantida durante as férias

Além de não ser possível recuperar as horas de sono perdidas, essa mudança repentina nos hábitos pode atrapalhar na hora de voltar à rotina. Isso porque leva semanas até que o indivíduo se acostume a dormir cedo novamente, prejudicando o rendimento diário.

Como garantir que as crianças vão dormir bem nas férias

Tudo é uma questão de rotina, ou de ficar mais perto dela o possível. No caso da rotina para dormir, ela recebe o nome de higiene do sono. Mesmo com os horários alterados pela falta da escola, alguns hábitos podem ajudar a noite a ser um pouquinho mais fácil:

1. De preferência, que a criança vá acordada para a cama

2. Na medida do possível, respeite os horários

3. Mantenha (ou crie) uma rotina para o sono nas férias

4. Gaste energia

5. Divirta-se!

A chave das férias é descansar, curtir o tempo livre e se divertir, mesmo que para isso o sono perca um pouquinho. Mas só um pouquinho…

 

Como manter a rotina de sono nas férias

- Acorde cedo

Uma dica importante para manter a rotina de sono nas férias é: acorde cedo. Mas calma! Não precisa ser tão cedo assim. Se normalmente você levanta às seis da manhã, seria pedir demais que continuasse se levantando nesse mesmo horário. Mas, você pode levantar às oito ou nove da manhã. Que tal? Isso te proporcionaria um tempinho a mais de sono e não ia afetar suas noites, porque você passaria boa parte do dia acordado.

- Esqueça eletrônicos na hora de dormir

Algo que impede as pessoas de pegarem no sono são aparelhos eletrônicos. Muita gente se deita com o celular nas mãos e quando percebe, lá se foram cinquenta minutos nas redes sociais. Por isso, evite.

- Coloque o despertador longe da cama

Ainda que você esteja de férias, acordar também é algo que acontece com um despertador, principalmente no período da manhã. Mas nas férias é muito fácil desligar o despertador que está ao seu lado e continuar dormindo. Então, certifique-se de que ele esteja longe de você. Isso vai acabar te forçando a levantar para desligá-lo, assim você não corre risco de apertar o botão de “desliga” sem perceber, ainda sonolento e voltar a dormir, desajustando toda a sua rotina de sono.

- Não durma em horários avulsos do dia

Ainda que você tenha muito tempo livre nas férias, não durma em horários aleatórios do dia. Isso vai fazer com que você não sinta sono ao se deitar à noite, trocando o dia pela noite, o que te impede totalmente de aproveitar suas férias como deveria.

Você se sente cansado ao acordar?

Aproveite essa época de sono para prestar atenção em sintomas importantes como sonolência diurna, cansaço logo ao acordar, ronco alto, sono agitado, despertares frequentes ao longo da noite. Isso pode ser um distúrbio respiratório do sono, como a Apneia Obstrutiva do Sono! Se você se identifica, procure auxílio especializado!

 (*) Amanda Sachetti e Grasiela dos Santos são fisioterapeutas do CAP – Centro de Atenção Pneumológica e Distúrbios do Sono


Gostou? Compartilhe