Hospital São Vicente de Paulo é destaque no uso efetivo de antibióticos

Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos é desenvolvido em parceria com hospital de Curitiba

Por
· 2 min de leitura
HSVP: destaque em programa sobre o uso eficiente de antimicrobianos nas UTIs pediátrica e neonatal   Foto - Ana Paula Koenemann-HSVPHSVP: destaque em programa sobre o uso eficiente de antimicrobianos nas UTIs pediátrica e neonatal   Foto - Ana Paula Koenemann-HSVP
HSVP: destaque em programa sobre o uso eficiente de antimicrobianos nas UTIs pediátrica e neonatal Foto - Ana Paula Koenemann-HSVP
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, foi um dos dez hospitais do país e o único do estado a participar do Programa Nacional de Gerenciamento de Antimicrobianos (Stewardship) do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, no Paraná. Durante um ano, os profissionais do HSVP puderam aprender novas técnicas sobre o uso eficiente desses medicamentos. Agora, resultados como a assertividade na escolha dos antibióticos, a redução de efeitos adversos e a diminuição dos custos já são observados nas UTIs Pediátrica e Neonatal. A troca de conhecimento possibilitou importantes mudanças na rotina hospitalar, entre elas, a criação do próprio "Time de Stewardship" do Hospital São Vicente de Paulo. Antes, o gerenciamento de antimicrobianos era centralizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e, hoje, ele é feito em conjunto com a Farmácia Clínica, o Laboratório, a Tecnologia da Informação e com a equipe médica das Unidades de Terapia Intensiva, proporcionando uma melhora significativa na assistência dos pacientes.

Plano de ação

A farmacêutica Tainara Hackenhaar conta que o hospital paranaense fez um diagnóstico e elaborou um plano de ação com estratégias para aproximação das equipes envolvidas, criação de novos indicadores em pediatria e, ainda, propôs mudanças na rotina do laboratório de microbiologia. “Com o andamento do projeto tivemos a oportunidade de participar de várias aulas e mentorias relacionadas a antibioticoterapia e a microbiologia, ministradas pela equipe de Curitiba. Foram trocas de experiências muito ricas, que contribuíram positivamente com a formação da equipe em relação ao gerenciamento de antimicrobianos”, destacou a integrante do SCIH.

Treinamento de profissionais

O médico Gilberto Barbosa, coordenador do SCIH do HSVP, entende que o treinamento dos profissionais pelo Pequeno Príncipe é um marco para o programa de controle de antimicrobianos, que já era bastante evoluído, agregando técnicas inovadoras e posicionando o Hospital de Passo Fundo como referência nesta área. “Através do registro padronizado das intervenções relacionadas a antimicrobianos pudemos direcionar as nossas ações para problemas mais relevantes de acordo com cada setor. Todas essas mudanças, além de contribuírem para o uso racional de medicamentos, levam a uma redução de custos hospitalares e a uma melhor qualidade assistencial para os nossos pacientes”, afirmou Gilberto.

Programa Nacional de Stewardship de Antimicrobianos

 A participação do Hospital São Vicente no Programa Stewardship de Antimicrobianos vai ao encontro das recomendações da Organização Mundial da Saúde que coloca a resistência das bactérias aos antibióticos como uma das maiores ameaças à saúde mundial. De acordo com o coordenador do SCIH, a ocorrência dessas bactérias está relacionada ao uso inadequado dos antibióticos. “Conforme estimativas de um estudo de pesquisadores ingleses, se não forem adotadas mudanças em nível mundial, a resistência aos antibióticos poderá causar a morte de 10 milhões de pessoas por ano a partir de 2050”, alertou Gilberto Barbosa.

Gostou? Compartilhe