A abordagem multiprofissional dos Cuidados Paliativos

A ​1ª Roda de Chimarrão Paliativa foi realizada em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Encontro em Passo Fundo foi proposto pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos Foto – DivulgaçãoEncontro em Passo Fundo foi proposto pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos Foto – Divulgação
Encontro em Passo Fundo foi proposto pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos Foto – Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 Você já ouviu falar em Cuidados Paliativos? De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Cuidados Paliativos é uma abordagem multiprofissional que busca melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares que estão diante de uma doença ameaçadora de vida, englobando os cuidados da dor física, psicológica, espiritual e social. Em um primeiro momento parece um assunto difícil, delicado e que por vezes achamos melhor evitar falar. Porém, este é um assunto que precisa ser conhecido, debatido e estudado por profissionais da saúde e comunidade.

Promover conhecimentos

Com o intuito de disseminar informações, promover conhecimento, desmistificar o tema e viabilizar o acesso a todos que precisem de cuidados paliativos, um tratamento digno e humano, foi realizada em Passo Fundo, a primeira Roda de Chimarrão Paliativa. A proposta é da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Estadual Rio Grande do Sul, e foi organizado pela psicóloga paliativista e associada, Débora Marchetti, o evento reuniu profissionais da saúde, acadêmicos, interessados pelo tema e pacientes que vivenciaram os cuidados paliativos, no final da tarde da quinta-feira, 09 de novembro, no Restaurante Cultura.

 Acesso ao conhecimento

O encontro foi de muitas trocas, emoção e entusiasmo. Para Débora esse primeiro encontro representou o início de uma mobilização em prol dos pacientes e familiares que podem se beneficiar com os cuidados paliativos. “Falar abertamente sobre o tema é dar voz aos que vivenciam o processo de adoecimento e a fase final de vida, e principalmente, possibilita construir estratégias de acesso ao conhecimento e a esse tipo de cuidado”, enaltece a psicóloga.

Novos encontros

​ Pelo relato dos participantes de suas vivências com cuidados paliativos, na assistência e também como pacientes, foi possível compreender que os cuidados paliativos possibilitam um tratamento mais digno e humanizado à vida, para tanto, é necessário buscar a capacitação dos profissionais da saúde e ampliar a discussão para a comunidade. Considerando a importância desse encontro, Débora informa que outras Rodas de Chimarrão Paliativa serão promovidas na cidade.

 


Gostou? Compartilhe