Janeiro, período de férias e também momento em que as famílias aproveitam para descansar das atividades laborais. No entanto, o descanso, muitas vezes, não inclui o olhar para a saúde mental. A campanha Janeiro Branco vem com o propósito de alertar a importância de que a mente, assim como o físico, requer cuidados especiais, e que é imprescindível colocar esse tema em evidência para enfatizar a educação preventiva na promoção do autocuidado.
Bem-estar
Saúde mental é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que dá condições para ele desenvolver suas habilidades pessoais para responder aos desafios propostos pelo dia a dia e contribuir com a comunidade. “Entendemos que saúde mental é um equilíbrio entre os pensamentos e emoções, que envolvem não somente a si, mas também o meio em que está inserido. Por isso, saúde mental vai além de questões somente psicológicas, há também fatores biológicos e sociais envolvidos nesse bem-estar”, explica a psicóloga do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Lisiane Rebeschini Via Piana.
Autocuidado
No começo de um novo ano, é oportuno colocar na lista de prioridades o cuidado com aquilo que vive dentro de cada um e que também, reflete no outro, a partir das ações de cada indivíduo. “Nesse sentido, traçar estratégias sobre aspectos do dia a dia que podem nos levar ao desequilíbrio emocional é uma forma de prevenção e auxilia no fortalecimento do autocuidado”, observa a psicóloga, enfatizando a importância de um profissional capacitado para auxiliar neste processo. “A busca por um profissional habilitado permite um espaço seguro e ético para passar a limpo partes passadas da história que são fruto de sofrimento, tristezas, medos e angústias, ressignificando vivências difíceis e dolorosas e possibilitando uma compreensão maior sobre si”, aconselha Lisiane.
Hábito
A saúde mental deve ser prioridade durante o ano todo. “A saúde mental é algo que precisa ser reforçado de forma permanente, em virtude disso, podemos, a partir de algumas dicas, tornar esse autocuidado um hábito, incluindo desde os cuidados com a alimentação, passando pelas relações sociais, diminuindo o tempo nas redes sociais e telas, e priorizando uma boa noite de sono”, ressalta a psicóloga do CTCAN.
Sete dicas para cuidar da saúde mental:
1 - Separe um tempo para curtir as possibilidades que a vida oferece de melhor
2 - Se afaste de situações que podem gerar emoções negativas
3 – Tenha uma alimentação balanceada. Prefira sempre alimentos saudáveis
4 - Pratique atividade física regularmente
5 - Cuide a qualidade do sono
6 - Fortaleça e valorize o convívio social e familiar
7 - Cuidado com o consumo exagerado das mídias sociais