Projeto da UPF promove sistema sustentável de captação da água da chuva

O projeto Green Box - Captando Água da Chuva, foi instalado no ano passado na Escola Fredolino Chimango

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Projeto exemplifica na prática e incita a participação da comunidade escolar. (Foto: Divulgação/UPF)Projeto exemplifica na prática e incita a participação da comunidade escolar. (Foto: Divulgação/UPF)
Projeto exemplifica na prática e incita a participação da comunidade escolar. (Foto: Divulgação/UPF)
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Um sistema simples e sustentável, que busca contribuir com o meio ambiente de maneira econômica e consciente: este é o principal objetivo do projeto Green Box - Captando Água da Chuva, da Universidade de Passo Fundo (UPF). O Green Box foi desenvolvido pelo projeto de extensão Escritório Escola de Engenharia Civil (Eseec/UPF) e impulsiona a instalação de sistemas de captação da água da chuva, armazenamento e irrigação em escolas municipais de Passo Fundo.

A ação está sendo executada desde o ano passado, quando foi escolhida a primeira escola contemplada. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Fredolino Chimango recebeu o sistema de captação da água da chuva, cartilhas sobre boas práticas em relação ao meio ambiente, saneamento e uso da água, bem como capacitação para professores para o uso do sistema e aplicação na rotina escolar. A ação foi feita em parceria com o projeto Ki da Hort@, promovido pela Prefeitura. Agora, os organizadores do projeto aguardam os próximos passos do poder público municipal para instalar o projeto em outras instituições.

 

Captando Água da Chuva

Um dos diferenciais do Green Box é que, diferentemente de outras ações efetivadas para conscientização de alunos e professores, o projeto exemplifica na prática e incita a participação da comunidade escolar nas boas práticas sustentáveis.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Eliara Riasyk Porto, o equipamento colabora para um processo sustentável, mas também pedagógico para a utilização dos professores da escola. “É um projeto de fácil aplicação para população em geral, que trabalha com a formação dos professores. A ideia é que eles fizessem parte do processo, para usar pedagogicamente”, afirma.

A professora Eliara explica que no espaço físico da escola existe uma calha, por meio de uma espécie de tubulação que vai para uma cisterna (representada por um tambor reciclado) e essa cisterna é reutilizada. Além do tambor, os pedaços da tubulação também são reutilizáveis. Com este equipamento, os alunos montaram o sistema, que capta a água da chuva e possui uma torneira e um extravasor. A torneira é conectada com a horta, que está sendo instalada no colégio.

No momento da entrega da cisterna na escola, os bolsistas e professores do Projeto de Extensão explicaram o funcionamento e a manutenção desse sistema. Junto a isso, os professores receberam uma cartilha com assuntos como saneamento básico, crise hídrica e sugestões de atitudes a serem tomadas para ajudar o meio ambiente em relação ao uso consciente da água. A cartilha “Boas Práticas Para Salvar o Meio Ambiente” foi elaborada pelos estudantes do projeto, em parceria com o curso de Design Gráfico da UPF.

Para a coordenadora do projeto, a iniciativa demonstra a importância das práticas para contribuir inclusive na rotina das famílias dos estudantes por meio de uma formação social, além de envolver os alunos em atividades conscientes e pedagógicas. “Eles podem se ver como agentes desse processo, analisando o funcionamento do sistema na comunidade”, afirma Eliara. Atualmente, o projeto está em operação na horta da escola, colaborando para irrigação das plantações, que recebem a água da chuva acumulada no sistema.

O projeto foi contemplado no ano passado por meio de edital promovido pelo Centro de Sustentabilidade Acadêmica - Green Office, que fomentou recursos para viabilizar as atividades desenvolvidas, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ações para as Mudanças Climáticas.

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