Concurso deve identificar as maiores araucárias na região

Iniciativa organizado pelo Laboratório de Manejo da Vida Silvestre da UPF tem como objetivo valorizar a biodiversidade da flora nativa da região

Por
· 2 min de leitura
Foto: Caroline LimaFoto: Caroline Lima
Foto: Caroline Lima
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Laboratório de Manejo da Vida Silvestre da Universidade de Passo Fundo (Lamvis/UPF) lançou,ontem (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o concurso Árvores Gigantes. A iniciativa tem como objetivo identificar as maiores árvores da região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul, tendo por foco uma espécie arbórea florestal a cada ano, a fim de valorizar a biodiversidade da flora nativa da região. As árvores vencedoras serão usadas como matrizes para produzir mudas de boa qualidade com o intuito de melhorar as condições de vida da fauna silvestre.

 

Para a primeira edição do concurso, a escolhida foi uma espécie muito conhecida pelos gaúchos, a Araucaria angustifólia, também chamada de pinheiro-brasileiro. “Escolhemos a Araucária, primeiramente, por ser uma espécie ameaçada de extinção, mas também pela importância que ela tem para a fauna silvestre, pelo fato de todo mundo reconhecê-la, sem haver dúvidas sobre sua identificação e, ainda, por ser a árvore que tão bem simboliza as paisagens do sul do Brasil, principalmente das terras altas”, destaca o coordenador do Lamvis, professor Dr. Jaime Martinez.

 

 

Resgate da cultura florestal e vínculo com a fauna silvestre

 

De acordo com Jaime, o concurso tem como objetivos informar e sensibilizar a comunidade regional sobre as principais espécies arbóreas nativas, a fim de valorizar as florestas. “Queremos resgatar uma cultura florestal, evidenciando os serviços ambientais que as árvores fornecem e buscando reconectar a sociedade atual, que ficou mais em meios urbanos, com a natureza. Com isso, vamos identificar as árvores gigantes que evidenciam estarem bem adaptadas ao clima e solo da região, servindo então como árvores matrizes, gerando as sementes para a propagação de novas mudas com bom vigor pensando também na alimentação da fauna silvestre”, comenta.

 

Como participar

O prazo para se inscrever no concurso é até o dia 15 de agosto. Podem ser cadastradas araucárias localizadas nos municípios de Passo Fundo, Carazinho e Mato Castelhano. É possível fazer a inscrição pelos números (54) 3312-9201 (Secretaria de Meio Ambiente de Passo Fundo), (54) 3311-1193 (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Passo Fundo), (54) 3331-8845 (Secretaria de Agricultura de Carazinho) ou 3313-3822 ramal 36 (Secretaria de Meio Ambiente Mato Castelhano).

 

O limite de inscrição é de uma árvore por pessoa. Serão selecionadas até 10 árvores gigantes em cada município participante do concurso e, posteriormente, selecionadas 10 a nível regional, tendo como critério técnico de seleção e classificação a circunferência da árvore obtida na altura do peito (1,30 m). As árvores inscritas no concurso serão vistoriadas e auferidas por equipe técnica constituída no município onde a árvore candidata está localizada.

 

Mais informações sobre o concurso Árvores Gigantes estão disponíveis no regulamento (em anexo) ou no Instagram do Lamvis.

 

Fotos: Caroline Lima

 


Gostou? Compartilhe