Descarte de resíduos cresceu dez vezes no Ecoponto de Passo Fundo nos últimos três anos

Foram 320 toneladas ao longo de 2023, o que representa mais de 800 quilos por dia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O número de resíduos descartados no Ecoponto de Passo Fundo cresceu 10 vezes nos últimos três anos. De janeiro a dezembro, foram 320 toneladas, o que corresponde a mais de 800 quilos por dia. Em 2021, no início do projeto, foram 32 toneladas. O número de descarte de pneus também chama atenção. Só em 2023, foram mais de 100 mil toneladas. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Rafael Colussi, desde o início, o projeto vem ganhando cada vez mais a desão da comunidade para o descarte correto dos materiais.

 “A comunidade se mostrou muito participativa na utilização e descarte correto dos resíduos, mas necessitamos que os passo-fundenses entendam a importância da iniciativa  para a melhora significativa da qualidade de vida e preservação do meio ambiente”, destacou Rafael.

O Ecoponto recebe resíduos da construção civil (entulho), sobras de poda e jardinagem e madeiras, (respeitando o limite de 0,1 m³/dia), além de materiais recicláveis como óleo de cozinha, eletro e eletrônicos, papel/papelão, plásticos, metais/alumínio e vidros. O local fica na Rua Eduardo de Brito, esquina com a Rua Jacinto Vila Nova, junto à Fábrica de Tubos da Prefeitura – Bairro Annes. A destinação dos resíduos é gratuita.

 

Cidade Limpa

 

A expectativa para o ano de 2024 é que o município ultrapasse a quantidade de resíduos destinados em 2023. Pensando nisso, a prefeitura de Passo Fundo  criou o Programa Cidade Limpa que visa olhar criteriosamente para as questões do lixo, da limpeza urbana, disponibilizando ferramentas a toda comunidade para a solicitação, reclamações e contribuições para a melhora e atendimento dos serviços prestados pela Prefeitura e Secretaria do Meio Ambiente.

  

Ecoponto Móvel

 

A prefeitura iniciou em dezembro de 2023 o serviço de Ecoponto Móvel, que consiste em disponibilizar em pontos estratégicos dos bairros da cidade contêineres para descarte correto de móveis, restos de construção, ampliando as ações de manutenção e limpeza do município, dentro do programa Cidade Limpa. Foram adquiridos 14 caçambas para que a população possa destinar de forma correta os resíduos.

As solicitações para a inclusão na programação deste serviço deve ser feita através dos canais da Prefeitura ou diretamente pela Associação de Moradores, a disponibilização seguirá a programação de agenda do programa Bairro a Bairro.

 

 Foto: Divulgação PMPF

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe