O mês de julho chega à região, nesta sexta-feira (1°), com a promessa de dias mais quentes e secos do que aqueles observados no último mês, quando Passo Fundo registrou 315mm de chuva — praticamente o dobro da média histórica para o período. Conforme o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa Trigo, Aldemir Pasinato, embora ainda haja possibilidade de geada e temperatura mínima na casa dos 5°C na manhã de sexta, a partir de sábado, as temperaturas entram em elevação e as máximas devem passar dos 20°C.
Com dias de céu claro a parcialmente nublado, entre sábado (2) e terça-feira (6), o município deve registrar temperaturas mínimas em torno de 14°C e máximas que podem chegar a 24°C. Na quarta-feira (6), cuja previsão é de tempo nublado, a temperatura começa a cair de maneira pouco significativa, ficando entre 13°C e 23°C.
A previsão do tempo, disponibilizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mostra também que as chuvas devem retornar para a região somente a partir de quinta-feira (7), data na qual a região deverá ter uma queda mais acentuada na temperatura, com máxima de 18°C. “Antes disso, não temos previsão de chuva em eventos mais intensos. A única possibilidade é de ter alguma garoa, mas nada significativo”, explica Pasinato.
Chuvas podem ficar abaixo da média neste mês
Ainda conforme o analista, devido à atuação do fenômeno La Niña, o prognóstico indica que julho deverá ser um mês de chuvas dentro ou abaixo da média histórica do município, que é de 163mm. O mesmo vale para as temperaturas, que devem voltar a cair a partir da metade do mês, mantendo-se dentro ou abaixo do padrão até o fim do período.