Semana será marcada por amplitude térmica e baixo volume de chuvas

Com a entrada de uma nova frente fria, instabilidade climática permanece de quarta a sexta-feira em Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Calor marcou a segunda-feira dos passo-fundenses. (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)Calor marcou a segunda-feira dos passo-fundenses. (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)
Calor marcou a segunda-feira dos passo-fundenses. (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após uma semana carregada de instabilidades climáticas, a segunda quinzena de outubro iniciou com sol e máximas que alcançaram os 23ºC. O tempo volta a pesar a partir de quarta-feira (13), com a aproximação de uma nova frente fria e volumes de chuva que não devem ultrapassar os 30 mm em Passo Fundo. 


Previsão para a semana 

Desapegando por alguns dias das temperaturas mais frias, nesta semana os termômetros devem ficar entre os 25ºC e os 13ºC, carregados por uma grande amplitude térmica. Segundo o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa Trigo, Aldemir Pasinato, na quarta-feira (19) a entrada de uma frente fria com origem da Argentina e do Paraguai trará de volta a instabilidade climática da última semana, no entanto, ela não será tão intensa quanto a que está atingindo estados como Santa Catarina e Paraná. 

Nesse sentido, a marca da terça (18) e quarta-feira (19) será a nebulosidade, com a possibilidade de chuva em algumas áreas isoladas. A partir de quarta, principalmente na virada para a quinta-feira (20), a probabilidade de pancadas de chuva se intensifica, sem o registro de grandes volumes em toda a região de Passo Fundo. 

No sábado (22), o céu azul retorna a Passo Fundo, com predomínio do sol e tempo seco, acompanhado da variação de temperatura. O início do fim de semana deverá ser marcado por mínimas na casa dos 10ºC e máximas se aproximando dos 25ºC. Seguindo a tendência de uma semana atravessada pela chuva, os últimos dias de outubro devem permanecer com o amanhecer mais gelado e temperaturas altas durante o dia.


Outubro anormal 

Registrando 120,4 mm de chuva até o momento, outubro atingiu 50% da média de 239 mm esperados para o mês. Desse aglomerado, 51,6 mm foram contabilizados somente na última semana, que teve o predomínio de dias nublados, garoas e pancadas de chuva quase todos os dias. Apesar desses episódios de nebulosidade e áreas com alta umidade, Aldemir Pasinato pontua que a tendência para o final de outubro são precipitações abaixo do normal. 

Ao lado das precipitações, as temperaturas também vêm ficando inferiores ao esperado. Em termos de temperatura máxima, Passo Fundo registrou 3,1ºC abaixo da média de 24,3ºC normal para o período, ficando com média máxima de 21,2ºC. Esse cenário se relaciona diretamente com a continuidade do fenômeno La Niña, que deve permanecer até o início do próximo ano. “Essa grande variabilidade de chuva em curtos períodos de tempo, como por exemplo a ocorrência de uma quantidade enorme de chuva em poucas horas, além da variação de temperatura durante o dia, é em função do La Niña”, menciona Aldemir, relembrando a primavera 2022 será atípica, com a presença de chuvas irregulares e temperaturas abaixo da média. 

Gostou? Compartilhe