Semana termina com temperaturas amenas

Frente fria deve trazer chuvas irregulares e baixar as temperaturas a partir desta quinta-feira

Por
· 1 min de leitura
Gerson Lopes/ON Gerson Lopes/ON
Gerson Lopes/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A grande variação nas temperaturas, característica típica para esta época do ano, deve prevalecer nos próximos dias. O calor desde começo de semana deve durar pouco tempo e, a  partir de amanhã (13), as temperaturas começam a ficar mais amenas. A causa desta baixa nos termômetros é uma frente fria que está entrando no Rio Grande do Sul, e que deve chegar também à região de Passo Fundo.

Segundo o Analista do laboratório de meteorologia da Embrapa Trigo Passo Fundo, Aldemir Pasinato, a frente fria vai entrar no Rio Grande do Sul ainda nesta quarta-feira, mas na região de Passo Fundo o seu reflexo deve ser percebido de forma mais intensa a partir de amanhã.

Assim, nesta quarta-feira as máximas ainda podem chegar perto dos 30 graus, mas na quinta-feira ficam em 27, e terão uma queda expressiva na sexta e sábado, variando entre a mínima de 14 graus e a máxima de 20 graus.

A partir do domingo (16), a temperatura terá uma elevação, mas o clima deve continuar ameno, com uma expectativa de temperatura no começo da próxima semana na casa dos 20 a 22 graus.


Chuva

Ainda nesta semana a região de Passo Fundo deve ter registro de chuvas. Especialmente na quinta e sexta-feira há grande possibilidade de chover em diversos pontos do Rio Grande do Sul. Porém, Pasinato enfatiza que será uma chuva irregular, e possivelmente sem muita intensidade.

O final de semana deve ter tempo nublado, com maior possibilidade de instabilidade a partir de domingo, e grande possibilidade de chuva na segunda-feira.


Baixo índice pluviométrico e calor

Segundo o levantamento meteorológico da Embrapa Trigo, o índice pluviométrico esteve abaixo da média histórica nestes primeiros 100 dias de 2023. Além disso, os dados mostram que as temperaturas ficaram acima da média histórica.

Desde o começo do ano, o mês de fevereiro foi o mais seco, com apenas 86 milímetros de chuva registrada. O mês de abril também está com registro bem abaixo da médica, pois choveu apenas 25,2 milímetros, quando a média do mês é de 142 milímetros. Porém, Pasinato destaca que a previsão para a segunda quinzena de abril é de chuva, e a expectativa é que o mês termine muito próximo da média. Mesmo assim, a previsão até maio será de chuvas irregulares, e isso significa que alguns locais poderão superar a média histórica e outros ficar abaixo.



Gostou? Compartilhe