Os passo-fundenses devem se preparar para uma grande quantidade de chuva prevista para os próximos dias. Os modelos meteorológicos mostram que até o próximo domingo (7), deve chover bastante. Segundo dados do INMET, mostram que nos próximos dias deve chover entre 60 e 70 milímetros, o que é considerado um volume alto, especialmente depois de um período de estiagem nos últimos meses.
Maio terá chuva e temperaturas amenas
O mês de maio começou com uma boa perspectiva, especialmente depois de um longo período de estiagem. Segundo analista da Embrapa, Aldemir Pasinato, o mês que está iniciando deverá ser marcado por chuvas dentro da média histórica, ou um pouco acima. “Há um inidicativo de transição de La Niña para a neutralidade, e possibilidade de El Niño no segundo semestre”, explica ele. O fenômeno do La Niña é um dos fatores considerados responsáveis pelo período de estiagem que iniciou ainda em 2022.
Apesar da chuva ser mais intensa, as temperaturas não deverão cair de forma brusca, ao contrário, os passo-fundenses terão um mês de maio com temperaturas levemente acima da média histórica. “O final do outono não deverá ser muito frio”, explica Pasinato.
Entretanto, mesmo sem fazer frio intenso, os modelos projetam que o mês de maio deve ser marcado pela grande oscilação de temperatura, especialmente na semana que está começando. “Não há indicativos de temperaturas muito baixas nos primeiros dez dias do mês, porém, a variação deve ficar entre 15 e 23 graus nos próximos dias.
Semana com possibilidade de temporal
Os modelos da Embrapa apontam que nesta semana haverá uma frente fria passando pela região de Passo Fundo, que deverá ocasionar pancadas de chuva todos os dias, mas com mais intensidade na sexta-feira e sábado, quando deverá ocorrer os maiores volumes de chuva. Este panomara deve permanecer, pelo menos, até domingo. “Isso traz a possibilidade de temporais em locais isolados nos próximos dias”, diz Pasinato.
Abril teve chuva abaixo da média
Assim como acontece desde julho de 2022, o mês de abril, que encerrou domingo, fechou com chuva abaixo da média. Na estação meteorológica da Empraba em Passo Fundo choveu 71.4 mm, quando a média histórica é de 140.2mm.
O mês que encerrou também foi marcado por temperaturas abaixo da média histórica. A média da temperatura máxima ficou em 24.2 graus, quando a média histórica é de 24,7. Além disso, a média da temperatura mínima ficou em 13,3, quando a média histórica é de 13,9. No geral, a temperatura média ficou em 17,5, quando a média histórica é de 18.3 graus.