Previsão é de chuvas com forte intensidade nas próximas horas

“É o El Niño mostrando a cara e que já começa a atuar na nossa região”

Por
· 2 min de leitura
Semana com muita chuva em Passo Fundo -- Foto – LC Schneider-ONSemana com muita chuva em Passo Fundo -- Foto – LC Schneider-ON
Semana com muita chuva em Passo Fundo -- Foto – LC Schneider-ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 Num mês de julho com temperaturas mais elevadas, as chuvas também caem em volumes acima das médias. As previsões apontam para mais chuvas nesta terça-feira e também amanhã. “É uma área de instabilidade atuando em um sistema de baixa pressão”, conforme Aldemir Pasinato, analista do Laboratório de Meteorologia da Embrapa Trigo. “Teremos calor e umidade. Isso acontece com a chegada de um corredor de umidade vindo da floresta amazônica, provocando chuvas em grande quantidade. É El Niño mostrando a sua cara e que já começa atuar na nossa região. Os efeitos são esses que estamos observando nas últimas horas”, avaliou.

Semana chuvosa

No final da semana passada foram 103mm de precipitações. A expectativa é de que a chuva deste início de semana, de segunda a quarta-feira, fique entre 100 e 140mm. “Teremos chuva em forte intensidade e com isso também ocorre a formação de mais um ciclone extratropical, com rajadas de ventos de até 70 km/h, além da possibilidade de eventos extremos pontuais, como temporais e queda de granizo”, antecipou Pasinato. Na quinta-feira as chuvas diminuem, mas ainda caem em áreas isoladas. Nesse ritmo pluvial, a água dos reservatórios logo deve retornar aos níveis normais. “O mês de julho, deve superar a média que é de 163mm”, afirma o analista.

Temperatura oscila

A massa de ar na região sul terá mais umidade e temperaturas acima da média. Porém, durante a semana, terá algumas oscilações. De terça a quarta-feira a temperatura deve permanecer na faixa entre 12 e 20ºC. Com céu nublado e chuvas esparsas, de quinta a sábado diminui e deve ficar na marca de 6 ou 7ºC ao amanhecer e entre 15 e 17º durante o dia. O domingo será de sol e as temperaturas estarão em elevação gradativa, com termômetros indicando entre 10 e 22ºC em Passo Fundo e região.

Um inverno aquecido por El Niño

Na semana passada foram registrados os dois dias mais quentes da história para o período. Culpa do El Niño? Parcialmente sim, como explica Pasinato. “Houve influência do El Niño, mas também os efeitos do início do verão no Hemisfério Norte e da onde calor que atinge a China e a África, que propiciaram um aumento na temperatura”. A anomalia no Pacífico Equatorial, que produz o El Niño, até agora registrou um aumento da temperatura em 0,85ºC. “Por enquanto praticamente não tivemos frio. A intensificação do El Niño prevê um aumento de temperatura que pode passar de 1ºC. Isso ocorrerá na primavera-verão, indicando a possibilidade de um El Niño forte. Isso significa calor e muita chuva”. Para que ocorram as chuvas, também aumentam as possibilidades de frentes frias. “Isso será com mais frequência e intensidade pelo aumento da temperatura. As instabilidades serão mais constantes nesse período, ficando entre a média normal e mais acima. O impacto maior do El Niño será entre agosto e novembro”, antecipou.


Gostou? Compartilhe