Quinta-feira de vento forte e frio com ciclone

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo/ONFoto: Arquivo/ON
Foto: Arquivo/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A quinta-feira (13) iniciou com chuva fina, frio e vento forte em Passo Fundo. De acordo com a MetSul Meteorologia, hoje o vento não é de temporal e sim de circulação ciclônica, em que as rajadas fortes a intensas duram horas seguidas.

Nessa quarta (12) primeiro dia de atuação do ciclone, Passo Fundo registrou chuva forte, com queda árvores no Bairro Lucas Araújo e Bairro Petrópolis. Até a retirada das árvores, também ocorreu à falta de luz para os moradores. 

O sistema que se formou sobre o Rio Grande do Sul, foi marcado por chuva volumosa e tempestades severas de granizo e vento. Milhares de casas tiveram danos por granizo, especialmente em Sobradinho, e vendavais deixaram destruição também na região Noroeste.

De acordo com a MetSul, diferentemente da maioria dos ciclones em que o vento intenso se concentra no Sul e no Leste do estado, o vento nesta quinta será forte a intenso em grande parte do estado com rajadas de 60 km/h a 90 km/h na maior parte dos municípios, o que trará enorme impacto no setor elétrico.

Cidades do Centro, da Campanha, do Oeste e do Norte do estado terão rajadas de 70 a 90 km/h. No Sul gaúcho, em muitos pontos, de 80 a 100 km/h e isoladamente superiores. Sendo que áreas dos litorais gaúcho e catarinense podem ter vento de 100 km/h a 120 km/h e isoladamente superiores, da mesma forma como as áreas de maior altitude do Leste de Santa Catarina, na Serra, terão vento acima de 120 km/h.

No estado, o pior do vento se dá entre a madrugada e o meio da tarde com o máximo na maioria das cidades durante a manhã. À tarde, o vento enfraquece na maioria das áreas, mas ainda sopra com rajadas, mais esporádicas, no Leste no Nordeste gaúcho. À noite, com o ciclone mais longe, o vento será fraco a moderado em quase todos os municípios.



Gostou? Compartilhe