Um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai deixa o tempo nublado nesta quarta e quinta-feira em Passo Fundo, com chance de pancadas de chuva em regiões isoladas.
A partir de sexta-feira, um novo sistema de baixa pressão, associado a uma frente fria e uma umidade vinda da região amazônica, deve trazer um grande volume de chuva. A previsão é de 80 até 100 milímetros. No sábado, há também a possibilidade de eventos extremos, com vento na faixa de 70km.
Em termos de temperatura, a média deve manter-se durante a semana. Nesta quarta-feira, os termômetros marcam mínima de 15°C e máxima de 23°C. Na quinta, mínima de 12°C e máxima de 23°C. Mesmo com a chegada da chuva no fim de semana, a expectativa é que não tenha queda na temperatura. Na sexta-feira, mínimas de 13°C e máxima de 28°C. Para sábado e domingo os termômetros devem marcar mínima de 15°C e máxima de 25°C.
Segundo o Analista do Laboratório de Meteorologia da Embrapa Trigo, Aldemir Pasinato, esta área de instabilidade deve permanecer em Passo Fundo até o início da próxima semana, mas com menor intensidade, provocando pancadas de chuva na segunda e terça-feira.
Chuva
Até este momento, foram registrados 398 milímetros de chuva em Passo Fundo, o que corresponde a 66% acima da média prevista para o mês. Os meses de setembro e outubro registraram, juntos, os maiores volumes de chuva no ano. Juntos contabilizam 800 milímetros em pouco menos de 60 dias. Ainda vale ressalta que a média anual de chuva já foi atingida. Até agora 1.992 milímetros, superando a média de 1.931 milímetros.