Semana será de chuvas intensas e com alerta de temporais

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 A semana deve ser de chuvas intensas em Passo Fundo. Nessa segunda-feira(13), foram registrados 36 milímetros,contabilizando 194 milímetros nesses primeiros 13 dias do mês de novembro. Na terça-feira, o tempo permanece úmido e nublado, com possibilidade de pancadas de chuva durante o dia.

 

Na quarta-feira, as chuvas se intensificam. Até sexta-feira, a previsão é de  100 e 150 milímetros. As temperaturas durante a semana devem permanecer com minima de 18°C e máxima de 25°C. No final de semana, o tempo volta a ficar abafado, novamente com temperaturas acima dos 30°C.

 

 Alerta

 

A Defesa Civil estadual alerta para a ocorrência de temporais em todo o Rio Grande do Sul ao longo desta semana. Entre 13 e 17 de novembro, o Estado vai continuar registrando chuvas persistentes e volumosas, como ocorreu no fim de semana. Em razão disso, as equipes do Centro de Operações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e a Sala de Situação do Estado seguem monitorando as condições do tempo.

A meteorologista Cátia Valente, que atua na Sala de Situação, aponta os fatores que estão ocasionando o quadro. “Áreas de instabilidade formadas pelo calor e pela umidade, sistemas de baixa pressão e fluxo de umidade que os ventos do Quadrante norte em altitude trazem para o Rio Grande do Sul favorecem a formação de muita instabilidade, trazendo chuvas volumosas para o Estado”, explica.

Na terça-feira (14), as chuvas vão ficar mais restritas à metade norte do RS, abrangendo Fronteira Oeste, Missões, Norte, Região dos Vales, Serra, Litoral norte e Região Metropolitana. Todas essas áreas terão volumes de chuvas bastante expressivos, que podem passar dos 100 milímetros acumulados ao longo do dia.

A persistência de uma região de baixa pressão, juntamente do fluxo de umidade, favorecem, na quarta-feira (15/11), os temporais com chuva pontualmente forte, eventual queda de granizo e rajadas de vento na Metade norte, nos Vales, na Região Metropolitana e no Litoral norte.

A tendência é que as precipitações ganhem intensidade na quinta (16/11) e na sexta (17/11). Ao longo da semana, os volumes podem ultrapassar 300 milímetros acumulados, mantendo as condições de chuvas fortes e persistentes.

Deve ocorrer a elevação de nível dos rios, principalmente na região da Fronteira Oeste, da Faixa norte e do Centro do Estado, e a manutenção dos níveis ainda acima da cota de inundação do rio Uruguai, entre São Borja e Uruguaiana.

Até o momento, foram reportadas, pelas Defesas Civis municipais, ocorrências em Santo Antônio da Patrulha, Cachoeira do Sul e Nova Santa Rita. Segundo a Defesa Civil do Estado, esses municípios continuam contabilizando os danos.

Onda de calor

 

A Metsul Meteorologia está alertando para o calor que será o grande protagonista da semana no Brasil. A temperatura vai alcançar marcas tão altas, que a onda de calor se inserirá como um dos eventos mais extremos de temperatura já observados no território brasileiros desde os primeiros registros meteorológicos incipientes no século XIX. As máximas no centro do país devem chegar a 43 °C a 45 °C e isoladamente superiores.

 

Gostou? Compartilhe