O El Niño segue influenciando o clima em fevereiro.Com isso, as temperaturas devem permanecer acima da média durante todo o mês. Outra característica comum que marca fevereiro, são as chuvas de verão, devido ao calor e a umidade.
Nesse início mês, uma região de alta pressão predomina sobre Passo Fundo, que está impedindo a formação de nuvens. Dessa forma, os dez primeiros dias do mês serão de ar seco e dias quentes, com temperaturas que devem chegar na faixa dos 30 °C a 33 °C. Sobre a chuva, ela deve voltar a partir do dia 10. Porém, com pancadas localizadas. A média prevista para este mês é de 147 milímetros.
El Niño
O fenômeno está cerca de 1,2 °C acima da média no oceano Pacífico Equatorial, o que tudo indica que ele continua com forte influência durante todo o mês de fevereiro. A tendência é que no mês de março o El Niño entre em declínio e a partir de abril e maio o fenômeno entre em estado de neutralidade. Nós próximos meses haverá uma grande variabilidade de temperaturas, com dias frios e outros mais quentes, marcando então a transação do El Niño para o estado de neutralidade. Ainda existe a possibilidade do predomínio do fenômeno La Nina a partir do segundo semestre de 2024.
Janeiro
O mês de janeiro fechou com volume de chuva acima da média climatológica prevista. Normalmente a quantidade esperada para o primeiro mês do ano é de 173 milímetros. Conforme o Laboratório de Meteorologia da Embrapa Trigo, foi registrado um volume total de 226 mm, o que corresponde a 30% acima da média prevista.
O Analista do Laboratório de Meteorologia da Embrapa, Aldemir Pasinato destaca que desse total, 162 milímetros, ou seja, 92% caíram sobre Passo Fundo, entre os dias 17 e dia 19 de janeiro. “ O principal motivo dessas chuvas irregulares é o Fenômeno El Niño” destacou o analista.
Foto: Arquivo/ON