Ciclone extratropical traz eventos extremos

Depois de chuvas, ventos e temporais, o frio toma conta do final de semana

Por
· 1 min de leitura
 Altos e baixos: primavera sendo primavera -  Foto – Gerson Lopes-ON Altos e baixos: primavera sendo primavera -  Foto – Gerson Lopes-ON
Altos e baixos: primavera sendo primavera - Foto – Gerson Lopes-ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 Primavera das flores e alergias. Primavera das chuvas e enchentes. Primavera da amplitude térmica e da troca de roupas. Não será diferente a partir desta quarta-feira, quando os efeitos de um ciclone extratropical farão um novo reboliço meteorológico pelo Planalto Médio. Como já estamos acostumados, o entrevero que movimenta termômetros e pluviômetros vem da Argentina e Uruguai. “É uma nova frente fria que está chegando”, alerta o analista Aldemir Pasinato do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo, em Passo Fundo. De acordo com suas informações e análises, deixe um guarda-chuva à mão nesta quarta-feira e pegue um agasalho para o final de semana.

A frente fria

“Teremos eventos extremos, característicos da primavera”, antecipou, antes de detalhar o que está ocorrendo de acordo a interpretação das cartas sinóticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). “Teremos uma nova frente fria em um sistema de baixa pressão. Um ciclone extratropical vai agir na Argentina, Uruguai e sul do Rio Grande do Sul, na quarta e quinta-feira”, explicou Pasinato. Como estamos em dias quentes, com temperaturas beirando ou superando a faixa de 30ºC, a massa de ar frio que está chegando provocará um choque, o que resultará em chuva, ventos e mudança na temperatura.

A chuva

A partir da tarde de quarta-feira, a chuva será o primeiro resultado da ação do fenômeno que vem do sul. “Quarta e quinta-feira teremos chuvas e risco de temporais, com ventos que podem atingir entre 60 e 80 km/h. O choque da frente fria com o calor é potencial para temporais, especialmente na noite de quarta para quinta-feira, com possibilidade de chover entre 50 e 80mm”. Simplificando, as previsões meteorológicas são de chuvas para dois dias, pois na sexta-feira o tempo muda novamente. “Na sexta começa melhorar, céu ainda nublado, sábado começa nublado e depois com sol entre nuvens. No domingo teremos tempo seco”.

O frio

A passagem da frente fria por Passo Fundo, embalada pelo ciclone extratropical, derrubará as temperaturas a partir de sábado, pois os termômetros que estavam na faixa dos 30, despencam para 10ºC. “Na quarta permanece o calor com máxima de 27 ou 28ºC. As mínimas de quinta-feira ficam na faixa de 14 ou 15, mas a máxima já baixa para 23/24ºC. Na sexta-feira as mínimas não mudam e a máxima deve oscilar entre 23 e até 25ºC. Sábado a temperatura mínima pode chegar a 12ºC e a máxima a 20ºC. Já para o domingo é esperada a mínima de 10ºC, enquanto a máxima já sobe um pouquinho com expectativa de 22ºC”, detalhou o analista da Embrapa.

Gostou? Compartilhe