Sol e chuva, casamento de viúva

Dias quentes e úmidos são indicativos de instabilidades e variação térmica

Por
· 1 min de leitura
Tempo instável durante a semana  -  Foto – LC Schneider-ONTempo instável durante a semana  -  Foto – LC Schneider-ON
Tempo instável durante a semana - Foto – LC Schneider-ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sol e chuva, casamento de viúva. De acordo com a mitologia grega, o sol-chuva representaria uma reconciliação dos deuses. Já para nós sul-rio-grandenses, em meio ao clima temperado subtropical, certamente é um ditado primaveril. A primeira semana de novembro começa com o abre e fecha da cortina do tempo, mesclando chuva e sol a partir desta terça-feira. “Teremos uma semana quente e úmida”, antecipa o analista Aldemir Pasinato do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo. Desta vez, não adianta procurar culpados entre “Los Niños” ou entre as correntes de ventos quentes da Amazônia ou frios dos países do Prata. “É a mescla de muita umidade com condições térmicas características de verão”, explicou.

Oscilações térmicas

A semana começa quente. “Terça-feira a temperatura máxima fica entre 27 e 28ºC, na quarta deve bater nos 26ºC. Na quinta e na sexta diminui um pouco e vai a 23ºC”. Porém, para lembrar que estamos no Rio Grande do Sul, na quinta e na sexta, as temperaturas mínimas ficam entre 15 e 13ºC. “Será uma atmosfera dinâmica, com bastante variabilidade entre sol e chuvas”, destacou Aldemir. Tudo isso por conta do tempo abafado em área carregada de umidade.

Pancadas localizadas

“Na terça-feira e também na quarta teremos à tarde e à noite pancadas localizadas de chuva de verão, em consequência da umidade e do calor”. É aquela chuva que pode cair uma determinada área da cidade, enquanto em outros pontos vigora o sol. Mas isso não significa condições de tranquilidade nos céus de Passo Fundo. “Entre chuva e sol, podem ocorrer temporais localizados e viradas no tempo”, alerta o analista da Embrapa. É claro que entre essas variações, o vento vai pode soprar mais forte com rajadas entre 40 e 50 km/h. “Quarta e quinta, teremos a passagem de uma frente fria rápida”.

Final de semana

Se de terça a quinta-feira predominam as nuvens da incerteza, na sexta-feira as condições meteorológicas entram no climão do finde. “Na sexta-feira predomina o sol com céu claro. Depois de uma rápida frente fria, a temperatura estará agradável com máxima de 27ºC e a mínima de 13ºC”, concluiu. Sábado e domingo ficam nessas condições e, portanto, depois de dias instáveis o final de semana será um convite para passeios, pescarias e até mesmo um piquenique.

 

Gostou? Compartilhe