Depois do calorão, chegou a chuva para refrescar

Semana terá precipitações isoladas e queda na temperatura até sexta-feira

Por
· 2 min de leitura
Chuva no centro de Passo Fundo na tarde de segunda-feira - Foto – LC Schneider-ONChuva no centro de Passo Fundo na tarde de segunda-feira - Foto – LC Schneider-ON
Chuva no centro de Passo Fundo na tarde de segunda-feira - Foto – LC Schneider-ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após um final de semana com temperaturas acima das médias históricas, as condições meteorológicas mudam bastante com a chegada da chuva. Bem ao estilo da primavera, as oscilações do tempo ocorrem em áreas distintas e intensidades diferentes. No domingo pela manhã predominou o sol forte, com índice de raios UV classificado como extremo. Além disso, a qualidade do ar estava na faixa de muito insalubre. À tarde, chegaram as nuvens que, lentamente, diminuíram a presença dos raios solares. Era o início de mais uma virada no tempo. Na segunda-feira as temperaturas permaneceram elevadas. “Registramos hoje 31,5ºC aqui na nossa estação”, informou o analista Aldemir Pasinato do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo. Mas esse quadro foi mudando a partir da tarde. Por volta de 16 horas a chuva caiu na área central de Passo Fundo. Em seguida, o céu mesclou nuvens, chuva e sol.

Terça e quarta

Após pancadas isoladas na tarde e noite de segunda, a terça e a quarta-feira serão os dias com mais chuva na semana. “Isso ocorre pela atuação de um sistema de baixa pressão associado à frente fria, propiciando bastante chuva. Até quinta-feira teremos na faixa de 50 a 60mm de chuvas de acordo com os indicativos do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)”, disse Pasinato. “A instabilidade será em toda a região, até quinta-feira. Na terça e quarta teremos os maiores acumulados”, completou.

Chuvas irregulares

A previsão de chuvas não significa exatamente longas chuvaradas em todas as áreas. Ao contrário, serão chuvas irregulares. “Pancadas intermitentes e localizadas”, enfatizou. Serão chuvas isoladas em áreas pontuais. Isso indica a possibilidade de chover em uma área da cidade e em outra não. Mesmo assim, há alertas de temporais para terça e quarta-feira. “Sim, há risco de temporais com ventos de até 60 km/h”.

Temperatura diminui

Nuvens, chuva e, lentamente, desde segunda-feira a temperatura entrou em declínio. “A temperatura máxima tende a diminuir. Até sexta-feira ficará na faixa de 23 a 25 Cº. Além do calorão, também outras condições melhoram para a saúde do ser humano. O índice de UV máximo até segunda-feira estava em 12, classificado como muito insalubres. A partir desta terça diminui para 4 e entra na classificação moderado. Já a qualidade do ar, sai das faixas de insalubridade do final de semana e na segunda-feira já estava na classificação ‘razoável’. “A umidade relativa do ar agora é de 38%. Está razoável, pois quanto mais baixa for a umidade maiores os riscos para exercícios ao ar livre. A partir de terça-feira o índice de umidade vai se elevar”, explicou o analista da Embrapa.

Final de semana

A primavera de novembro traz chuvas em dias úteis e sol no final de semana. As instabilidades isoladas persistem na quinta e um pouco menos na sexta. “Mas na sexta-feira teremos sol e as temperaturas voltam a subir” explicou Pasinato. Então, o final de semana começa com um sábado de calor e sol entre nuvens. O domingo será ainda mais quente e com muito sol.

 

Gostou? Compartilhe