O termômetro trabalha um pouco mais na primavera. Nos últimos dias, registrou temperaturas bem abaixo dos valores conhecidos para o período. Em Passo Fundo e região, a semana começou com temperaturas atípicas para um mês de dezembro. Na segunda-feira, os cuscos desprevenidos quase renguearam, pois a mínima registrada foi de 13,7ºC, enquanto a máxima foi de 22ºC. Terça-feira, oscilou com mínima de 15,2 e a máxima subiu para 25,6ºC.
Hoje
Porém, a partir desta quarta-feira, as previsões indicam a elevação da temperatura. Segundo o analista Aldemir Pasinato, do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo, “as temperaturas ficarão mais amenas, com a mínima, ainda na faixa de 15ºC e máxima de 26”. De acordo com suas interpretações e leituras dos dados, na quinta oscila de 15 a 28ºC e na sexta a mínima sobre para 17, enquanto a máxima deve bater nos 26. “No fim de semana também teremos temperaturas agradáveis, no sábado de 17 a 23 e no domingo entre 15 e 22ºC”, completou.
Choveu muito
A chuva dos últimos dias foi em grande volume. “A chuva até agora (10/12) é de 120,8mm. Em 10 dias de dezembro tivemos 74% do volume da média histórica para o mês”. A ocorrência mais forte de chuva foi entre a sexta-feira (06) e o sábado (07), com 65mm em 12 horas. “Só na madrugada foram 40mm em apenas duas horas”, enfatizou o analista. A temperatura baixa e o considerável volume das precipitações foram provocados pela passagem de uma frente fria.
E a partir de agora?
Se o final de semana foi marcado por muita chuva, a semana começou com frio e o sol reaparece. “Teremos sol na quarta-feira e sol entre nuvens na quinta”, informou Pasinato. Porém, como estamos dentro das últimas oscilações primaveris, já avistamos a chegada de mais uma frente fria. “Sexta-feira teremos uma área de instabilidade provocada pela frente fria que traz chuva. A partir de sexta à noite e no sábado teremos chuvas. Não serão tão intensas como no final de semana passado. Porém, haverá nebulosidade especialmente no domingo”. Pasinato ainda informou que os ventos podem ter rajadas de até 50 km/h. E não escaparemos daquelas chuvas em pontos isolados, pois, na sexta e no sábado, “podem ocorrer temporais localizados”. Apesar das indicações de chuvas, a temperatura será agradável.