Verão começou hoje e previsão é de menos chuvas na maior parte do país

Previsões indicam chuvas abaixo da média em grande parte dos estados

Por
· 1 min de leitura
Verão: vai dar praia  -  Foto-Tânia RÊgo - Agência BrasilVerão: vai dar praia  -  Foto-Tânia RÊgo - Agência Brasil
Verão: vai dar praia - Foto-Tânia RÊgo - Agência Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 O verão começou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), em todo o Hemisfério Sul do planeta com mudanças rápidas nas condições do tempo, caracterizadas por chuvas intensas e ventos fortes. A posição da Terra mais perto do Sol também torna os dias mais longos que a noite e traz temperaturas elevadas em todo o país. Segundo o Prognóstico Climático de Verão, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta estação o fenômeno La Niña, que costuma causar fortes chuvas no Norte e Nordeste do Brasil e secas no Sul, terá duração mais curta. A probabilidade dessas condições prevalecerem é de 60% entre janeiro e março e cai progressivamente para 40% entre fevereiro a abril de 2025. “De maneira geral, as previsões climáticas indicam o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica em grande parte do país”, explica a meteorologista do Inmet, Maytê Coutinho.

Chuvas mais volumosas

“Mesmo com a previsão de que o total de chuvas em janeiro, fevereiro e março fique abaixo da média em quase toda a região, no noroeste da Região Nordeste podem ocorrer chuvas mais volumosas em alguns períodos durante o verão, podendo atingir a média em algumas localidades”, pondera Maytê. Na região Sul, onde os volumes já são menores nesta época do ano, as chuvas devem permanecer na faixa normal ou abaixo do normal. No Rio Grande do Sul, principalmente, a previsão é de chuvas no extremo sul do estado inferiores a 400 milímetros.

Passo Fundo

Em Passo Fundo, o verão inicia com tempo firme e pequena variação térmica, porém sem exageros nos números dos termômetros, com previsão máxima de 28ºC e mínima de 18ºC. No domingo terá chuvas isoladas e de fraca intensidade e a temperatura deverá baixar um pouco e oscilar entre 14 e 23ºC.

 

Gostou? Compartilhe