Carnaval será em dias de muito calor e pouca chuva

Após as chuvas desta semana o acumulado chega apenas a 51% da média mensal

Por
· 2 min de leitura
Quinta-feira teve 13,7mm de chuvas no centro da cidade - Foto – LC Schneider-ONQuinta-feira teve 13,7mm de chuvas no centro da cidade - Foto – LC Schneider-ON
Quinta-feira teve 13,7mm de chuvas no centro da cidade - Foto – LC Schneider-ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 O feriadão começa quente e vai esquentar ainda mais. Além do esquenta para a folia, dois sistemas de alta pressão mantêm o ar seco na região de Passo Fundo e, segundo prognósticos, a temperatura pode passar dos 35ºC. “A semana do Carnaval será de muito calor e pouca chuva”, avaliou Aldemir Pasinato. Com base nos dados do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, o analista do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo em Passo Fundo traz boas previsões meteorológicas para os foliões. Por outro lado, não há bons indicativos para o campo onde as plantas sofrem com o sol forte e acumulados de chuva pela metade do normal climatológico.

Frentes de calor

Choveu e refrescou um pouco nas últimas horas. Mas persiste a sensação de abafado. “Vai continuar abafado e a temperatura vai subir”, alerta o analista. Isso ocorre porque estamos entre duas forças que não permitem a entrada de um ar mais fresquinho. “São duas massas de ar seco, dois sistemas de alta pressão, uma no Norte da Argentina e outra sobre o Oceano Atlântico. Isso é indicativo de que teremos a primeira semana de março extremamente quente. As massas de ar quente e seco dificultam a passagem de frentes frias e, assim, não tem chuva. Será quente e seco, exceto as chuvas de verão em consequência de evaporações localizadas. Nesses dias as mínimas não ficam abaixo de 20ºC”, detalhou Pasinato. E o feriadão terá um final muito quente. “O pico do calor será na terça e na quarta-feira, com as temperaturas mais elevadas”.

O tempo no Carnaval

O feriadão de Carnaval começa na sexta-feira com probabilidade de chuvas, mas logo abre alas para o calor. “Persistem áreas de instabilidades características de frente fria, possibilidades de chuvas de verão e até risco de temporais localizados e temperatura máxima de 32ºC”. De acordo com os dados do INMET, Pasinato informa que a partir de sábado, “com sol entre nuvens ainda há alguma possibilidade de chuvas isoladas”. Mas o ritmo esquenta e a temperatura já chega aos 33ºC. “No Domingo haverá predomínio de sol e uma nova onda de calor sobre toda a região”. A massa de ar quente e seco promete temperatura máxima de 35ºC. A segunda e a terça de Carnaval terão predomínio de sol e máximas entre 33 e 35ºC. No encerramento da festa, a Quarta-feira de Cinzas será uma ressaca do calorão com temperatura que até pode passar dos 35ºC.

Um alívio com as chuvas da semana

Mesmo irregular, nesta semana a chuva teve acumulados consideráveis para amenizar um pouco a seca que atinge a região. “Na quarta-feira chegou a 7,1mm e na quinta, até às 15 horas, 21mm”. Os valores diferem de local para local pois, pela própria formação das nuvens baixas dessa época, prevalece a irregularidade da chuva em volume e abrangência. Pasinato informa que na quinta-feira, mesmo com chuva mais homogênea em relação às anteriores, no centro de Passo Fundo foram 13,7mm e no Bairro Integração apenas 2,4mm. Para os patamares de acompanhamento vale a medição da Embrapa (21mm) que dá uma soma em fevereiro de 76mm. “Isso representa 51,7% da média, a normal climatológica, que no mês é de 147mm”.

 

Gostou? Compartilhe