Já está na hora de tirar os cobertores e os casacos mais pesados do guarda-roupas. Entre as tradicionais alternâncias do outono, abril começa com a troca de dias quentes para os primeiros dias mais frios de 2025. A semana, que fecha um longo período de calorão, terá no sábado a menor temperatura do ano. Os indicativos são baseados nos movimentos das massas de ar que, em curto prazo, estarão por aqui. É o caso de uma frente fria que já está a caminho de Passo Fundo e região. Como de costume, o frio tem como origem a Argentina e, já nesta terça-feira, dá uma aliviada no calorão. A semana, que teve na segunda-feira (31) a máxima de 28,9ºC, pode ter mínima de 8ºC no sábado.
Chuvas significativas
“Na primeira semana de abril, uma frente fria provoca áreas de instabilidades. Segunda e terça com chuvas ainda irregulares. Na segunda, a temperatura máxima foi de 28,9ºC, mas nesta terça diminui um pouco”, explicou o analista Aldemir Pasinato, do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo em Passo Fundo. “Na quarta-feira (02) teremos áreas de instabilidade com a chegada da nova frente fria. Desta vez com expectativa de chuvas mais abrangentes. A frente fria deve agir na região durante a quarta e a quinta trazendo chuvas com regularidade e, portanto, em volumes mais significativos. Pode chover entre 30 e 40mm nesses dias, inclusive com possibilidades de temporais localizados e ventos de 40 a 50 km/h”, alertou.
Vai esfriar
“A semana começou quente, mas até a quinta-feira teremos temperaturas mais amenas com mínimas entre 17 e 18ºC e a máxima pode bater nos 25ºC”, disse Pasinato com base nos dados do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. É claro que a mudança ocorre por ação da frente fria. “A nebulosidade deixa as temperaturas mais agradáveis. A queda brusca ocorre quinta e sexta, podendo registrar mínimas de 10 ou 11 ºC”. A frente fria passa, mas permanece uma massa de ar frio. “O frio será mais intenso, com previsão de temperaturas abaixo de 10ºC. Teremos sol entre nuvens e no sábado a mínima chega a 8ºC, com máxima de 20. Já no domingo, oscila entre 9 e 23ºC”.
Gangorra de outono
“A ação da massa de ar frio não será tão longa”, lembrou o analista da Embrapa. A semana, que começou quente, terá as temperaturas mínimas do ano no sábado e domingo. “Na próxima semana sobe um pouco e teremos dias mais agradáveis, depois do ‘primeiro susto’ do frio. Na semana que vem a temperatura fica entre 12 e 25ºC. Essa alternância é característica de abril, quando temos dias mais frios, dias agradáveis e até de calor mais intenso”. Pasinato conclui enfatizando que “são os altos e baixos do outono”.
Um ano sem as águas de março
O primeiro trimestre de 2025 foi seco, com áridas consequências para a agricultura. Os registros da Embrapa Trigo mostram que, além de dias abafados, prevaleceu a estiagem. As chuvas irregulares não permitiram acumulados razoáveis. Nos três primeiros meses do ano a chuva somou apenas 194mm, enquanto o histórico climatológico aponta uma média de 458mm. Ou seja, choveu apenas 42% do esperado. Isso representa um déficit hídrico de 264mm. Fechando o trimestre, não tivemos as tradicionais águas de março. Ao contrário, o mês registrou apenas 43,9mm acumulados diante de 137,3mm do histórico mensal e ficou em apenas 32% da marca. Para piorar a situação, foi o mês de março mais quente da história em Passo Fundo, com a média das temperaturas máximas 2,8ºC acima da média.