PUBLICIDADE

MIX


O Glamour na visão de quem conhece

Publicada em: 25/03/2017 - 15:00

Bariba Brizola uma das mulheres mais glamourosas de Passo Fundo é o destaque do ON Mix deste fim de semana

O Glamour na visão de quem conhece

Crédito: Camila Guedes

Uma jarra com duas pimentas malaguetas, rodelas de limões siciliano e galego, um chumaço de hortelã fresca embebidas em uma água levemente gaseificada enfeita uma pequena cristaleira com acessórios metodicamente arrumados. Ao lado, duas taças compõe o visual. No entardecer de uma sexta-feira de quase outono, a equipe do Jornal O Nacional é recebida na loja B & B da Capitão Eleutério, no centro de Passo Fundo, para entrevistar Bariba Brizola. O tema: Glamour.
Quem mais, senão Bariba para falar de atração, charme pessoal, encanto e magnetismo?

Depois da recepção gentil feita pela equipe, Bariba chega com o sorriso inconfundível e impecavelmente vestida para a entrevista e fotos. O abraço forte vai logo determinando com quem iremos conversar. Uma mulher de 64 anos, sem medo de dizer a idade e de mostrar as marcas das experiências pelas quais passou e que só a fortaleceram.

“Vivemos épocas de mudanças. Muitas pessoas verdadeiramente querendo mudar e mudando e outras falando em mudança e não querendo mudar em nada. Vejamos o tema da previdência: as pessoas querem mudanças, mas não querem perder nada”, arrebata a empresária dona de três lojas B&B em Passo Fundo, que vende as marcas mais famosas do mundo. Bariba fala de política com a mesma propriedade com que vende roupas. Sobrinha de Leonel Brizola, a política está no seu DNA. Assim como cresceu neste ambiente ideológico, também incorporou as lições sobre etiqueta, comportamento e moda da tia Neuza Brizola, sua referência maior quando o assunto é glamour. “A tia Neuza é a melhor definição de uma mulher glamourosa”, acrescenta.

Partindo do princípio de que o conceito de beleza é democrático, e que esta democracia é salutar porque permite que a expressão da beleza interior se manifeste, Bariba entende que o glamour de uma mulher está no brilho do olhar e na atitude que a torna referência em um ambiente social. Para tanto, ela precisa ter elegância e, acima de tudo, postura. “O meio ambiente privilegia as mulheres com adornos e acessórios, mas o glamour é algo inerente”, diz. E está em todas as idades: mães de filhas lindas não precisam ser como as filhas. Basta que vivam a sua beleza de acordo com a a sua idade. “A beleza da mulher contemporânea, é aceitar a idade que tem”, recomenda. O mesmo vale para mulheres jovens que querem mudar tudo no corpo a partir de procedimentos estéticos, sem se dar conta que mais tarde poderão ter problemas. Para ela a eterna garota de Ipanema, Helô Pinheiro, é o melhor exemplo de mulher glamourosa dentro do seu tempo.

Com uma experiência de 35 anos no mercado da moda, a B&B atende a três gerações de mulheres. “Hoje recebemos as netas de nossas clientes mais antigas e isso nos dá uma responsabilidade enorme. É por isso, também, que precisamos nos modernizar”, destaca a empresária. As mães compram Saad e as filhas Rosa Chá.

Vida longa
Não se envolver pelo clima de crise, foi a decisão que a B&B tomou para enfrentar este momento difícil por que passa o Brasil. A empresa não demitiu. Contratou e manteve 100% do negócio. Agregou novas grifes com preços competitivos e focou no mercado aquecido do agronegócio e o de festas. “Nós temos uma grande indústria em Passo Fundo que se chama formaturas. Quando 100 médicos se formam, se 1% comprar na loja, já estamos satisfeitos. As roupas de festa não sofreram com a crise”, exemplifica. Segundo Bariba, o segredo é ficar atento, se atualizar e rejuvenescer. Além disso, um outro componente que garante mercado para a B&B é o atendimento diferenciado. As mulheres não compram roupas nas lojas: elas recebem uma consultoria em moda e terão assistência qualificada para qualquer situação que envolva reparos nas roupas que levarem, sem que estes reparos descaracterizem o modelo original. “Quando uma empresa como a nossa passa dos 35 anos é porque alguma coisa a gente fez. O segredo desta pequena família que tem 30 pessoas é hierarquia, disciplina e respeito mútuo”, diz. Colaboradoras como Nagissa Saito, há quase três décadas na gerência, e outras com 10 e 14 anos de casa integram a família.

Bariba por Bariba
Bariba é uma apaixonada pelos filhos Álvaro e Rafael. Gosta de organização, limpeza e adora cozinhar. Religiosa, não perde as missas do domingo na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na Vila Fátima onde mora com o filho Rafael e Lobinho, o cachorro de estimação. Devota de Santo Antônio, tem no Dia de Ação de Graças uma data sagrada para agradecer. Neste dia, fecha as lojas mais cedo e com as colaboradores vai à missa. Depois comemoram. “Quem não agradece, não recebe”, reforça.
Formada em direito e quase em psicologia, embora não goste do exercício das profissões, não deixa de usar o conhecimento das áreas no seu empreendimento. Há 14 anos mantém um relacionamento, classificado por ela de maduro, com o argentino Chichi Gonzales. Se encontram a cada 20 dias. Teve oportunidades de morar em vários lugares do mundo, mas preferiu Passo Fundo. “Nasci aqui e aqui pretendo ficar”, completa. Quer escrever um livro sobre histórias da sociedade passo-fundense aproveitando as suas e as memórias de Céia Giongo e Jane Lopes.
As histórias que Bariba contou durante a entrevista são inúmeras e, por absoluta condição, não cabem neste espaço. A entrevista encerra regada a água saborizada e cheiro de hortelã. Hortelã que veio direto da horta da casa da nossa anfitriã glamourosa.

B&B
Passo Fundo/ RS
Loja Centro - Rua Capitão Eleutério, 459 - loja 1. Fone: 54- 33131466
Loja Bourbon Shopping - Av. Brasil Leste, 200 - loja 33. Fone: 54- 33128302
Loja Bella Città - Rua Cel. Chicuta, 355 - loja 256. Fone: 54- 33157000

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE