PUBLICIDADE

MIX


Empoderamento feminino

Publicada em: 14/04/2017 - 14:10

Maquiadora profissional há 10 anos, Iomara Ascenço acredita no potencial da maquiagem como forma de ajudar mulheres a amarem todos os traços que enxergam no espelho

Empoderamento feminino

Empreendedora e apaixonada pelo que faz

Crédito: Foto Divulgação

Quando Iomara Ascenço fala sobre o próprio trabalho, é difícil não perceber o brilho que surge em seus olhos e a excitação no fundo da voz. Este mesmo brilho se reflete nos olhos de quem recebe o cuidado detalhista e apaixonado da maquiadora, que vê na profissão a oportunidade de empoderar mulheres e elevar a autoestima daquelas que não veem em si mesmas a graça de suas singularidades ou que, por vezes, esquecem a beleza que carregam.

“Quando eu faço uma maquiagem, as minhas clientes se olham no espelho e dizem que não acreditam que são elas mesmas, quando na verdade eu não fiz nada além de realçar os traços delas. A minha função é essa: elas têm que olhar no espelho e ver aquela beleza que não enxergavam”, define Iomara. Embora essa paixão por maquiagem pareça enraizada na profissional, seguir carreira como maquiadora foi quase uma casualidade – mas repleta de esforços. Há 12 anos, ela decidiu ser representante de uma linha de maquiagem que estava entrando no mercado, a RZ Art Make Up. Quando começou a vender o produto, a dificuldade em se comunicar com profissionais do ramo da beleza quase a fez desistir. “Eu comecei a atender salões e vi que eu não sabia falar do produto e nem falar de maquiagem. Para vender meu produto, eu precisava falar na mesma linguagem que eles”.

A pressão fez com que Iomara buscasse mais conhecimento, visitando feiras de maquiagem, observando maquiadores e outros vendedores e compreendendo a fundo o funcionamento dos produtos que vendia. Nesta época, ela também fazia pinturas em cerâmica para ajudar na renda familiar, e ao realizar uma numerologia disseram-lhe que seu dom era tudo que fizesse com as mãos. A premissa estava certa: um dia, em uma feira de beleza, Iomara se ofereceu para ajudar nas maquiagens de colegas que estavam com pressa. Ao observar o trabalho de Iomara, a dona da marca na qual era representante decidiu chamá-la para um treinamento, enxergando um possível dom por parte dela. Sempre muito curiosa, Iomara mergulhou nos estudos e então começou a se apaixonar pela maquiagem.

“Eu comecei a ver que não adiantava simplesmente pintar, para tudo existia uma técnica, tudo tinha um por quê. Os rostos são completamente diferentes e cada um tem que ter uma maquiagem única. Eu não podia pegar uma técnica e seguir um padrão”. Para isto, Iomara decidiu fazer cursos fora do Brasil, para aprender diferentes tipos de técnica nas melhores academias, como a maquiagem em alta definição. Entre os diplomas que coleciona, estão o “Make Up Forever”, em Nova Iorque; o “Atelier Paris”; o “Kryolan” e “M.A.C.” em Buenos Aires, além dos diversos cursos realizados no Brasil.

Especializada em preparação de noivas e madrinhas, Iomara é hoje referência quando o assunto é maquiagem para casamento. Ela atribui o sucesso ao cuidado especial que dedica às noivas, reconhecendo a singularidade do momento. A maquiadora explica que, antes de tudo, é preciso realizar uma leitura da noiva e entender quem ela é como mulher. Seu estilo, seus gostos, toda informação é importante na hora de decidir qual a melhor técnica a ser trabalhada. “Eu me especializei nessa preparação da pele delas para a melhor leitura em vídeo e fotos. Essas leituras têm que conversar, elas têm que se conectar. Não existe um photoshop, existe uma pele muito bem feita, uma percepção dos pontos de sombra e luz, e a definição do melhor produto, com micropartículas que façam a pele delas parecer impecável mesmo com o melhor equipamento fotográfico”.

Com um público fiel, Iomara prepara noivas, noivos e madrinhas em todo o Brasil, levando consigo uma equipe que conta com mais dois profissionais e cinco assistentes. Junto da RZ Art Make Up, ela oferece também garçons, alimentação, tudo que for possível para deixar os envolvidos confortáveis em um dia tão importante.

Lapidando dons

O tapete felpudo, as poltronas confortáveis, a decoração marcante, o chá ou chimarrão sempre à disposição dos visitantes – nada é ao acaso. No Centro Técnico e Estúdio Iomara Ascenço Make Up Artist, todo e qualquer detalhe é pensado a fundo para garantir que suas clientes se sintam à vontade no ambiente e percebam o quanto são especiais para a maquiadora. Inaugurado em junho do ano passado, o espaço serve de abrigo para a antiga paixão de Iomara pela profissão e uma paixão mais recente: ensinar as técnicas da tarefa.

A maquiadora explica que a ideia de criar o espaço surgiu da necessidade de ter um centro técnico e um estúdio ao mesmo tempo, mas que funcionassem de maneira separada. Por isso, de terça a sábado, Iomara – e agora seu novo parceiro, o cabeleireiro Van – trabalha exclusivamente no estúdio. No domingo, sua atenção se volta ao centro técnico, onde ministra cursos que ensinam às alunas oito técnicas, distribuídas ao longo de cinco aulas. “Depois dessas aulas, elas precisam ir para casa e praticar. Elas me mandam tema por WhatsApp, e aí eu corrijo e digo no que podem melhorar. Esse acompanhamento outras escolas não dão. Eu também sou extremamente exigente, porque era como eu queria que fossem comigo durante os cursos”.

Em suas aulas, Iomara também salienta a importância de testar produtos, prezando pelos que melhor se adaptam aos tipos de pele encontrados no Rio Grande do Sul. Para ela, a maquiagem é uma identidade, como uma tela na qual você coloca sua assinatura. É isso que busca passar para suas alunas, para que não reproduzam apenas as técnicas aprendidas, e sim que desenvolvam a criatividade, criando seu toque pessoal. “Eu passo para as minhas alunas que, para serem boas, elas precisam treinar e, se errar, tirar e fazer de novo. Ninguém nasce sabendo, todo dom tem que ser lapidado”.

Aprimoramento constante

Para 2017, alguns dos objetivos do Centro Técnico e Estúdio Iomara Ascenço Make Up Artist já começaram a ser alcançados. Um deles era poder contar com alguém que entendesse profundamente de cabelos, como é o caso do cabeleireiro Van, com quem firmou parceria. Agora, Van ajudará na preparação das clientes e também em cursos de penteado, corte e coloração. “Eu tenho grandes parceiros, mas eles têm seus próprios trabalhos, e eu precisava de alguém que ficasse aqui comigo. Com o Van é diferente, porque ele abriu mão de alguns dias de sua agenda para ficar exclusivamente comigo. Além de um profissional maravilhoso, ele trabalha muito bem junto comigo, estamos na mesma sintonia, trocamos ideias”.

Iomara espera também poder aumentar ainda mais o espaço, aprimorando constantemente a decoração e o ambiente em si. O terceiro objetivo, este em fase de maturação, é poder oferecer uma bolsa por curso para alunos profundamente interessados, mas que não têm condições financeiras de pagar por ele. Quando fala sobre esse desejo de passar seu conhecimento a mais pessoas, Iomara enfrenta questionamentos. “Me perguntam se eu não tenho medo de ensinar outros profissionais e eu sempre respondo: é claro que não. Eu tenho orgulho de ver o sucesso desses profissionais ao saírem daqui e saber que eu ajudei no processo. É muito comum ver uma rivalidade entre maquiadores, algo que eu considero desnecessário. Cada um tem o seu diferencial. Eu faço o que eu amo, então eu não trabalho, eu me divirto”.

BOX – Centro Técnico e Estúdio Iomara Ascenço Make Up Artist

Endereço: Rua Moron, 2640, Boqueirão. Passo Fundo – RS.

Telefones: (54) 3632-7910 ou (54) 98117-0202.

Página do Facebook: facebook.com/iomaraascencoproducoes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE