PUBLICIDADE

MIX


Prezando pela saúde dos fios

Publicada em: 29/07/2018 - 14:00

Quando chega o inverno, é hora de rever os cuidados necessários para manter um cabelo saudável

Prezando pela saúde dos fios

Crédito: Divulgação

O verão não é o único período em que os fios estão vulneráveis aos danos externos. Ao contrário do que muitos pensam, no inverno, os cuidados com os cabelos devem ser redobrados devido aos banhos quentes e ao uso de secadores e chapinhas, que aumentam com as baixas temperaturas e podem causar males irreversíveis à estrutura capilar.        

Para evitar que isso ocorra, a coordenadora técnica da Acquaflora Cosméticos, Cris Bellini, dá cinco dicas essenciais para serem incorporadas facilmente nos cuidados diários dos cabelos, garantindo cabelos saudáveis, macios e brilhantes.

Não deixe de lavar os fios

Se você acha que shampoo só serve para limpar, está enganada. Shampoos que fornecem ingredientes nutritivos ajudam no crescimento saudável e força dos cabelos. Os cabelos sujos tendem a cair mais facilmente e ficam menos saudáveis. O ideal é lavar a cada dois dias, ou, se os fios forem oleosos, lavar diariamente. Se seus fios estão danificados, opte por shampoos que ofereçam ingredientes de nutrição e força. 

Evite banhos muito quentes

No inverno, é comum aproveitar um banho bem quente. Entretanto, a temperatura da água pode influenciar na aparência dos cabelos. Segundo a dermatologista diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Analupe Webber, a água quente estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. “Isto aumenta a oleosidade, podendo piorar a dermatite seborreica em pacientes com essa patologia. Esta, popularmente conhecida como caspa, pode ficar mais ativa no inverno, devido ao calor da água no banho. Em muitos casos, é necessário realizar algum tratamento dermatológico mais específico”, explica.

A dermatologista esclarece que a água fria mantém a cutícula, que é a porção mais externa do fio do cabelo, fechada, mantendo a hidratação do fio e aspecto de mais brilho. Ao contrário, a água quente abre a cutícula. O ideal, de acordo com a médica, é usar água morna para lavar e finalizar o banho com a temperatura um pouco mais fria. 

Use produtos com propriedades hidratantes

Use produtos de hidratação, de nutrição e de restauração, para evitar que os fios fiquem asperos ou com frizz. É importante escolher uma máscara que possa oferecer todos estes benefícios e usá-la semanalmente. A Acquaflora, por exemplo, tem uma linha completa e específica para essa necessidade, formulada com colágeno vegetal, proteína com excelente absorção e retenção de umidade, que proporciona um efeito formador de filme, que promove brilho, maleabilidade e hidratação aos cabelos.

Seque bem os cabelos

Fuja da tentação de sair com os cabelos molhados. O couro cabeludo úmido enfraquece o fio, o torna mais fraco e quebradiço e ainda favorece problemas como a caspa.

Aposte em finalizadores com proteção térmica

O uso de secadores e chapinhas em excesso pode causar danos aos fios, tornando-os quebradiços e com frizz. Mas, se não puder evitar o secador, chapinha e babyliss, então encare as ferramentas de beleza com proteção. A dica é aplicar finalizadores com proteção térmica. Esse tipo de produto, além de proteger do calor do secador e da chapinha, promove disciplina, elasticidade e maciez.

 

Palavras-chave:

beleza

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE