PUBLICIDADE

MIX


Presentes para o Dia das Crianças

Publicada em: 07/10/2018 - 10:00

Divertidos e educativos, livros ilustrados ajudam a introduzir o gosto pela leitura desde a infância

É normalmente na infância que somos introduzidos a hábitos que nos seguirão a vida toda. Por isso, incentivar a leitura desde os primeiros anos de uma criança, além de um ótimo presente neste 12 de outubro, aumenta as chances de criar um leitor ácido e muito perspicaz na hora de compreender o mundo. Colocar o pequeno em contato com histórias e ilustrações, em universos onde tudo é possível, é também uma boa maneira de ajudá-lo a desenvolver a imaginação e, dependendo do conteúdo da obra, uma série de outras habilidades.

A parte que falta

Neste clássico da literatura infantil relançado pela Companhia das Letrinhas, acompanhamos a busca por completude e refletimos sobre relacionamentos com a poesia singela de Shel Silverstein. O protagonista da história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Então ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que falta. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos. Neste livro, leitores de todas as idades vão se deparar com questionamentos sobre o que é o amor e quanto dependemos de um relacionamento ou parceira para nos sentirmos plenamente felizes.

Leporim

“Leporim” é um livro de histórias infantis que também é uma coleção de receitas para crianças. Ilustrado e lúdico, a obra reúne personagens mágicas e docinhos veganos que vão agradar tanto aos pais – pela praticidade das receitas – quanto aos pequenos – pela beleza das ilustrações e pelo sabor dos pratos. Os doces também são ideais para adultos ou crianças com restrições alimentares, como intolerância a lactose. A autora, Eliana Trujillo, se inspirou nos próprios sobrinhos que amam os bichinhos e não querem comer alimentos de origem animal para criar um mundo repleto de feitiçaria e muito sabor.

O segredo do anel

Com autoria do jornalista Lauro Henriques Jr. e ilustrado por Ionit Zilberman, “O segredo do anel e outros contos do bem-viver”, lançamento da editora Tordesilhinhas, apresenta onze contos inspiradores que, além de prenderem a atenção dos pequenos, também agradam aos adultos. São histórias surpreendentes e, sobretudo, instrutivas. Isso porque, embora aconteçam em épocas e com personagens diferentes, elas tratam de coisas que fazem parte de nossa própria experiência como seres humanos. Os contos são como um espelho onde podemos enxergar todo o leque de vivências e emoções que tocam a cada um de nós: desde questões envolvendo amizades, brigas e a superação de desafios até valores tão essenciais como o respeito, a confiança e a solidariedade.

A casa de dentro e outras loucuras

Nesta obra ilustrada, de autoria da passo-fundense Luciana Lhullier, o leitor encontra uma coleção de ideias fantásticas que tocam, de forma livre e imaginativa, o que há de mais profundo no ser humano: os sentimentos. A autora apresenta ao leitor uma casa que fica dentro de nós e outras loucuras, como mulheres aladas, árvores que sentem, uma terra escondida e um tesouro que muda de forma. Para leitores de todas as idades.

Isso, qualquer criança faz

Inspirado na obra do artista Joan Miró, em “Isso, qualquer criança faz” a ilustradora mineira Denise Roschael apresenta ao leitor a aproximação entre o mundo infantil e a obra do artista catalão. Cada criança do mundo tem percepções próprias, mas há coisas que todas elas fazem. O texto enumera ações pertinentes ao cotidiano das crianças, como: brincar, ter olhos para perceber animais variados, transformar-se em super-heróis, perceber o invisível, amar bichos e pessoas, enfim, enxergar o belo e o sensível, como fazia Miró ao desenhar como uma criança. O livro é uma ótima oportunidade para apresentar outras imagens do pintor e incluir a criança no mundo das obras de arte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE